Mobilidade Reajuste de passagens de ônibus será votado nesta quinta-feira

Publicado em: 27/02/2019 21:51 Atualizado em:

Crédito: Marlon Diego/DP
Crédito: Marlon Diego/DP

Nesta quinta-feira (28), o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) deverá se reunir para definir os novos valores das passagens de ônibus do Grande Recife. Entre as propostas protocoladas, estão duas de aumento do Grande Recife Consórcio e da Urbana-PE, de aproximadamente 7% e 16%, e uma dos conselheiros da sociedade civil que propõe redução de cerca de 9%, com correção da atual passagem de R$ 3,20 para R$ 2,90 (já contando com um possível aumento segundo o IPCA de 2018).

Esta última proposta, construída pelos conselheiros junto à Articulação Recife pelo Transporte e a Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP), ocorre no sentido de mostrar que teria havido irregularidades dos três últimos aumentos tarifários (2015, 2016 e 2017). Segundo o grupo que reivindica a diminuição, os auemntos aconteceram mais de 200% acima do IPCA daquele período, o que não seria permitido pelo Manual de Operações do STPP/RMR.

De acordo com a articulação, não se trata apenas de uma questão política e econômica, mas também de argumentos técnicos e legais, que evidenciariam a falta de prática de transparência do governo e dos empresários frente ao que se recebe e ao quanto de fato se gasta com o transporte público da Região Metropolitana do Recife. Para eles, realizar uma reunião do CSTM às vésperas do Carnaval seria uma forma de desmobilizar qualquer possibilidade de reação da sociedade civil e da população em geral. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.