Cidadania Ouvidoria Social instala núcleos de atendimento durante o Galo da Madrugada

Publicado em: 27/02/2019 15:11 Atualizado em:

Crédito: Karina Morais/Esp.DP
Crédito: Karina Morais/Esp.DP

Núcleos da Ouvidoria Social serão instalados na Estação Recife, no Metrô, e no Fórum Thomaz de Aquino durante o desfile do Galo da Madrugada, no próximo sábado (2). A estrutura contará com uma equipe multidisciplinar de sete profissionais (formada por advogados, assistentes sociais e intérprete de libras), que ficará responsável por receber e dar encaminhamento a denúncias de violações dos direitos dos foliões. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, durante a coletiva da superintendência local do Metrô.

“Esse conjunto de profissionais estará recebendo as demandas e denúncias que envolvem a violação dos direitos de crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, população LGBT e de diferentes raças e etnias, e vai dar os devidos encaminhamentos legais. Além disso, haverá o trabalho de sensibilização que será realizado com os foliões sobre a inclusão social, a garantia de direitos e a desconstrução do preconceito popular”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. Para a campanha de conscientização, materiais informativos serão distribuídos durante o Carnaval.

Durante o dia do Galo da Madrugada, a Ouvidoria também fará o processo de identificação em crianças através de pulseiras, que terão os principais dados do menor. No caso de perda, as crianças poderão ser identificadas e encaminhadas para suas respectivas famílias. “Esse trabalho é de extrema importância e já apresentou inúmeros resultados em anos anteriores, quando conseguimos levar até às famílias crianças que se perderam durante o desfile do Galo”, comenta a ouvidora Cibele Lopes.

A equipe atuará em parceria com órgãos estaduais, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro Militar e Ordem dos Advogados do Brasil.

Além da Estação Recife, outra equipe, também composta por sete profissionais, estará atuando da mesma forma no Fórum Thomaz de Aquino, no mesmo horário – das 9h às 14h. Vale ressaltar que, durante todo o Carnaval, a Ouvidoria Social estará de plantão, recebendo e fazendo o encaminhamento de denúncias de todo o Estado, durante 24 horas, através dos telefones: 0800.081.4421 / (81) 9 8494-1298.


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