Cidadania Entra Apulso recebe ação educativa e de retirada de documentos nesta terça-feira

Publicado em: 26/02/2019 07:18 Atualizado em: 26/02/2019 09:04

Crédito: Shilton Araujo/Esp.DP
Crédito: Shilton Araujo/Esp.DP

A Escola Estadual Professora Inalda Spinelli, na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, recebe o projeto Comunidade Segura, nesta terça-feira (26). A partir das 8h, a ação desenvolvida pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) levará palestras educativas aos alunos da unidade de ensino, além de emitir gratuitamente carteiras de identidade e outros documentos para a comunidade escolar.

Estudantes e seus familiares terão prioridade na retirada da segunda via da carteira de identidade e das certidões de casamento, óbito ou nascimento, assim como dos cadastros de pessoa física (CPFs) que serão ofertados durante o Comunidade Segura. Servidores do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITTB) estarão participando da iniciativa cidadã para confeccionar os documentos.

Para os estudantes da escola que sedia esta edição do evento, haverá palestras educativas ministradas por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e servidores da Polícia Científica. Entre os temas a serem abordados, estão a violência contra a mulher, respeito à diversidade, educação no trânsito, prevenção da violência, primeiros socorros e acidentes domésticos, bullying e prevenção de incidentes com tubarão.

Um dos diferenciais desta edição será a presença de policiais militares do 19º Batalhão, que divulgarão o sistema Koban, modalidade de policiamento comunitário que vem sendo realizada de forma pioneira em Boa Viagem. É formatado nos moldes do programa japonês Koban, que alia uma base móvel de policiamento comunitário a equipes a pé e equipes nas ruas, utilizando estratégias para envolver moradores e prevenir roubos e furtos. No Recife, cobre uma área de quatro quilômetros quadrados delimitada pelas ruas Bruno Veloso, Barão de Souza Leão, Fernandes Simões Barbosa e Avenida Desembargador José Neves.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.