Saúde Garis do Recife recebem capacitação preventiva contra lesões por esforço repetitivo

Publicado em: 25/02/2019 07:31 Atualizado em:

Profissionais receberão capacitação durante dois dias. Crédito: Roberto Ramos/DP
Profissionais receberão capacitação durante dois dias. Crédito: Roberto Ramos/DP

Seiscentos garis da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) serão orientados, a partir desta segunda-feira (25), com atividades de conscientização sobre os cuidados com o lixo e as Lesões por Esforço Repetitivo e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler/ Dort). A ação é promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Recife, em alusão ao Dia Internacional de Prevenção às Ler/ Dort, comemorado na próxima quinta-feira.

Durante a ação, os profissionais do Cerest também vão fazer abordagens sobre os cuidados com o lixo biológico. Nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26), a partir das 6h30, os profissionais do Cerest estarão na Vital Engenharia Ambiental, na Guabiraba, onde darão orientações sobre as lesões por esforço repetitivo, como por exemplo a tendinite, e farão entrega de panfletos educativos sobre como diminuir os riscos de acidente com materiais perfurocortantes, que é um problema provocado pelo descarte irregular do lixo.

As atividades serão desenvolvidas nos pontos de encontro dos garis, 30 minutos antes de eles saírem para suas atividades externas. “Os garis estão diariamente expostos há vários riscos biológicos, mas decidimos promover a ação com os varredores agora porque eles trabalham de forma mais intensa neste período de Carnaval”, explica Cybelle dos Santos, coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).

Além disso, o Cerest também fará abordagens em clínicas de saúde, onde atuam dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, por exemplo, para orientá-los sobre o descarte correto do lixo hospitalar, com foco nas consequências para a saúde dos colaboradores da limpeza urbana.

DOENÇA 
As Lesões por Esforço Repetitivo e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler/Dor) são danos decorrentes da utilização excessiva do sistema musculoesquelético. Outro agravante é a da falta de tempo para recuperação, sendo fenômenos relacionados ao trabalho.DADOS A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que em 2013 aproximadamente 3,5 milhões de trabalhadores apresentaram diagnóstico de Ler/Dort. De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Recife, as Ler/Dort são a terceira doença que mais atinge os trabalhadores, entre as doenças relacionadas ao trabalho.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.