Prévia Rádio Frei Caneca lança bloco e arrasta foliões no Recife Antigo O bloco reuniu diversas agremiações tradicionais do Carnaval de Pernambuco

Por: Cláudia Eloi - Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/02/2019 20:07 Atualizado em: 24/02/2019 20:20


 
Bloco do Pen Drive da Madrugada reuniu dez blocos. crédito: Paulo Pavia/DP
Bloco do Pen Drive da Madrugada reuniu dez blocos. crédito: Paulo Pavia/DP
 
A Rádio Pública Frei Caneca aproveitou o domingo antes do Carnaval para despertar no folião o interesse de conhecer e acompanhar sua programação musical de maneira irreverente. Estreando como prévia carnavalesca, o bloco Pen Drive da Madrugada promoveu o Encontro dos Estandartes, reunindo mais de dez blocos que desfilaram pelas ruas do Recife Antigo e arrastaram diversos foliões ao som da Orquestra do Maestro Lessa.
 
O bloco Pen Drive da Madrugada foi inspirado no programa de mesmo nome que vai ao ar no período pré-carnavalesco, desde 2017, quando ainda a rádio Frei Caneca transmitia a programação de maneira experimental. Ontem, tradicionais agremiações como o Clube Carnavalesco Vassourinhas, com 130 anos de tradição no Carnaval, O Elefante de Olinda, O Trinca de Às e o Bola de Ouro e Eu Me Vingo de Tu no Carnaval participaram do cortejo. 

A concentração aconteceu na Antiga Pracinha do Diario de Pernambuco, no Centro do Recife, até a Praça do Arsenal culminando com shows no Palco Frei Caneca FM. Na Praça, as pessoas que carregavam os estandartes das agremiações fizeram uma apresentação espontânea dançando e fazendo evoluções ao som de muito frevo no pé.
 
As amigas Maria de Fátima Nicolau, 66 anos, e Maria Ceci Lessa, 82 anos, não resistiram a animação dos blocos e caíram na folia. “Está maravilhoso. Viemos para ver as troças do Recife Antigo e decidimos acompanhar esse bloco”, disse Maria Ceci. 
A psicóloga Gabriela Bezerra avaliou que a junção de várias agremiações num mesmo bloco era muito interessante.” Vi que eles trouxeram o Elefante de Olinda. É legal porque faz com que as pessoas conheçam a cultura fora do Carnaval de Olinda”, comentou. 
Um dos organizadores do Bloco Pen Drive da Madrugada, Patrick Torquato, explicou que a ideia era fazer uma ação promocional da Rádio fortalecendo o Carnaval de rua. “O perfil da Frei Caneca é de promoção e fortalecimento da cultura pernambucana e brasileira de maneira geral. Não tinha como fazer um bloco sem vir para a rua. A ideia é fazermos o Carnaval brincado no chão, misturando todo mundo. O carnaval de rua é isso aqui, com orquestras, estandartes e o povo todo participando. A gente resolveu juntar os blocos por entender que tudo isso fortalece o Carnaval”, ressaltou.   


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.