CARNAVAL Justiça autoriza realização de carnaval em Catende

Publicado em: 22/02/2019 18:02 Atualizado em: 22/02/2019 18:17

A Mulher da Sombrinha, agremiação mais famosa do município, irá desfilar. Foto: Divulgação
A Mulher da Sombrinha, agremiação mais famosa do município, irá desfilar. Foto: Divulgação

Após toda a polêmica envolvendo a realização do Carnaval em Catende, município da Mata Sul de Pernambuco, a Secretaria de Cultura e Turismo informou que o Poder Judiciário e os órgãos de controle responderam favoravelmente à realização do bloco Mulher da Sombrinha e a toda a programação do pré-Carnaval da cidade. Ainda segundo a Secretaria, todas as atrações estão confirmadas, de hoje (22) até o próximo domingo (24).

A Prefeitura de Catende recorreu da decisão do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), acolhida pela Vara do município que determinava, em caráter liminar, a suspensão de todas as festividades carnavalescas custeadas com recursos públicos no município. A pena seria a multa de R$ 50 mil a ser aplicada ao prefeito Josibias Cavalcante em caso de descumprimento.A decisão autorizava, inclusive, o corte de energia elétrica e o uso da força policial para impedir a realização da festividade. Além da suspensão, o MPPE requereu ainda que o município fosse condenado a apresentar os procedimentos administrativos de licitação para a realização de festas no município; a informar o montante do débito com os servidores públicos; e a se abster, em caráter definitivo, de promover festas em qualquer período do ano (Carnaval, São João, Natal e festas de padroeiro e emancipação política) enquanto houvesse atraso na folha de pagamento.

No documento oficial que determina a realização da festa, o Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, da Terceira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco, afirma conceder a liminar pleiteada, em parte, para o fim de permitir a realização dos festejos de carnaval naquele município, historicamente praticados na região, a fim de evitar maiores prejuízos ao interesse público. Resguarda, todavia, a total proibição ao prefeito de realizar qualquer gasto adicional, com verba do erário público municipal. "Permite-se, assim, o aproveitamento do evento cultural, e, portanto, a permissibilidade da administração pública de promover a realização dos festejos sem, contudo, qualquer incremento desta verba", afirma em texto. O Secretário de Turismo e Cultura de Catende, Jadson Luffran, afirmou que a  decisão favorável atende aos anseios dos munícipes. "Nossa cidade necessita da festa, tradicional há 36 anos. A Mulher da Sombrinha, por exemplo, é o maior bloco da Mata Sul e incrementa o comércio de Catende direta e indiretamente, além de estar profundamente arraigado em nossa cultura", opinou.

Programação Pré-Carnavalesca

Entre os dias 21 a 24 de fevereiro, serão promovidos shows com bandas, desfiles de blocos com trio elétrico e apresentações de charangas.Neste ano, o período carnavalesco do município homenageia os 100 anos dos Bonecos gigantes no Brasil.Toda a estrutura física do evento receberá o nome de pessoas que já desfilaram com a Mulher da Sombrinha. O projeto gráfico traz objetos ligados ao trabalho da cana-de-açúcar e às ilustrações reforçam a imagem da grande boneca sedutora. A banda ‘Excesso de Bagagem’ desfila hoje, a partir das 22h, no bloco ‘Os Atrevidos’. A saída com trio elétrico acontece em frente à escola Estadual Costa Azevedo e segue até o espaço Henrique Queiroz. No palco, haverá apresentação do ‘Trio da Huanna’, que sobe ao palco às 0h. Depois do desfile da Mulher da Sombrinha no sábado, o domingo (24) traz, a partir das 16h, na Av. Presidente Getúlio Vargas, a concentração para o desfile do bloco ‘Os Vagabundos’. A banda ‘Acadêmicos da Bahia’ encerra a programação e promete animar os foliões com percurso que vai se encerrar no espaço Henrique Queiroz, praça Costa Azevedo.

Uma novidade neste ano é que o Cine Teatro Diamante receberá pinturas e ornamentação carnavalesca, assim como a praça da prefeitura. No local, será montado um camarote em frente ao palco e haverá barracas com lanches à venda. Banheiros químicos para homens e mulheres serão colocados em ruas próximas à praça. Outra novidade de 2019 é que a organização do evento irá oferecer uma estrutura que permitirá a comunicação com os participantes por meio do compartilhamento de conteúdo em tempo real, interatividade pelas redes sociais, realização de sorteios e outros atrativos. A prefeitura informa ainda que os serviços básicos da administração pública estarão à disposição dos foliões.

O Bloco Mulher da Sombrinha

A lenda misteriosa da Mulher da Sombrinha completa 36 anos de uma história cercada de muitos segredos. A roupa que a boneca deve vestir só será revelada na noite do desfile, neste sábado (23), a partir das 21h. A expectativa é receber um público aproximado de 30 mil pessoas da região e de fora do Estado. A concentração para o bloco acontece na Avenida Presidente Getúlio Vargas. Pontualmente à meia-noite, a personagem gigante sairá da frente do cemitério Sagrada Família, acompanhada do Operário e de outros bonecos gigantes. Uma orquestra e dois trios elétricos acompanharão os foliões até o final do percurso, no espaço Henrique Queiroz, praça Costa Azevedo. No palco, a banda ‘Cheiro de Amor’ assume o comando da festa.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.