Zé Pereira Galo terá dois postos integrados com Juizado do Folião

Publicado em: 21/02/2019 18:05 Atualizado em:

Foto: Carlos Teixeira/Arquivo SDS.
Foto: Carlos Teixeira/Arquivo SDS.
Como todos os anos, o desfile do Galo da Madrugada tem um esquema de segurança à parte. Somente para este bloco, que sai no Sábado de Zé Pereira, 4.429 profissionais estarão atuando na segurança dos foliões, dos quais 3.144 pertencem aos quadros da Polícia Militar de Pernambuco, 974 atuam pelo Corpo de Bombeiros, 257 integram o efetivo da Polícia Civil e 54 são da Polícia Científica. Para atender ao público, serão instalados dois Postos Integrados de Segurança, onde funcionará integrado às operativas da SDS o Juizado do Folião, em uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Um dos postos estará instalado no Fórum Thomaz de Aquino, na Avenida Martins de Barros, bairro de Santo Antônio, e o segundo ficará na Estação Central do Metrô, bairro de São José. O Juizado do Folião prestará seu serviço nessas unidades a fim de julgar casos de delitos de menor potencial ofensivo. Aberto apenas no dia do Galo da Madrugada, o serviço estará disponível das 13h às 21h. Além desse serviço, ao lado da Casa Cultura ficará a Ouvidoria Itinerante da SDS, com o intuito de facilitar o acesso do serviço ao cidadão para queixas e denúncias.

Durante todo o percurso da agremiação, estarão espalhados postos de comando, postos de saúde, plataformas da PM e do Corpo de Bombeiros. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Diretoria de Controle Urbano da Prefeitura do Recife (Dircon), Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) e Diretoria do Galo estarão atuando de maneira integrada com as operativas da SDS.

O percurso já foi vistoriado, na última segunda-feira (18/02), pelo Grupo de Trabalho Carnaval da SDS (GT Carnaval) junto com órgãos como Emlurb, Dircon, CTTU, Guarda Municipal, FCCR, Grande Recife Consórcio de Transporte, Compesa, Celpe, Crea e empresas de telecomunicação. As soluções para questões como fiação baixa, buracos, desvio de semáforos e controles de acesso estão sendo providenciadas.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.