Carnaval Desfile do Homem da Meia Noite contará com reforço do Corpo de Bombeiros Festa acontece no Sábado de Zé Pereira, em Olinda

Publicado em: 21/02/2019 14:39 Atualizado em: 21/02/2019 14:49

Percurso de três quilômetros deve ser mais seguro este ano. Foto: Ricardo Fernandes
Percurso de três quilômetros deve ser mais seguro este ano. Foto: Ricardo Fernandes
O desfile do Homem da Meia Noite, no sábado de Zé Pereira, em Olinda, vai contar com reforço do Corpo de Bombeiros este ano. Em tese, isso significa mais segurança para os foliões. Entre as medidas já anunciadas pela corporação para evitar tragédias ao longo da festa está solicitar o silenciamento da orquestra que acompanha o calunga ao longo dos 200 metros que cortam a Rua 13 de Maio, na Cidade Alta. O silêncio deve perdurar por cerca de dez minutos e vai possibilitar uma maior fluidez do público, já que as pessoas não estarão dançando ao som do frevo. O número do efetivo passou de dez, no ano passado, para 40 este ano.

O Corpo de Bombeiros fez todo o planejamento com base em uma expectativa de público calculada em 210 mil pessoas na festa, ou seja, nove pessoas por metro quadrado ao longo de três quilômetros de desfile. O chefe de policiamento operacional dos Bombeiros, Erick Aprígio, pediu aos foliões para colaborarem com a segurança da festa. Para isso, nada de levar garrafas de vidro, estacionar carros ao longo do trajeto ou subir em marquises e muros. Tudo isso, diz ele, representa risco. No caso de emergência, quatro ambulâncias – do Samu e privadas, mas todas coordenadas pelos bombeiros – estarão em áreas estratégicas para prestar socorro. Outro obstáculo a ser evitado, diz ele, é a permanência de ambulantes no percurso. Duas plataformas dos bombeiros também serão instaladas no Largo do Bonsucesso.

Já a Polícia Militar afirmou que aumentou o efetivo em 2% para o desfile, ou seja, serão 495 homens este ano, com participação de 80 policiais vindos de Caruaru. Como novidade, dividiram o percurso em quatro quadrantes: um na Rua 13 de Maio e Rua de São Bento, outro nos Quatro Cantos, outro no Amparo e Guadalupe e o último na sede do bloco. Segundo o major Fred Saraiva, comandante da Ciatur, três plataformas estarão no Largo do Amparo, Quatro Cantos e na sede do bloco.

A Prefeitura de Olinda garantiu a instalação de 170 banheiros públicos, a implantação de 58 refletores, poda de árvores, além de capinação e revisão do asfalto. Quanto ao controle urbano, serão instalados cinco pontos de bloqueio fixo e 30 agentes estarão em atividade. No quesito trânsito, dois bloqueios móveis com sinalização temporária serão montados das 6h do sábado (2) às 5h do domingo (3). Quinze agentes de trânsito foram escalados.

O roteiro do desfile do Homem da Meia Noite segue pela sede do bloco, faz retorno após o Teatro do Bonsucesso, segue pelo Largo do Amparo, Rua do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira, Rua13 de Maio, Rua do Amparo, Largo do Amparo, Rua Nossa Senhora de Guadalupe, Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e Sede do Cariri Olindense.
 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.