Antecipação Ponte Duarte Coelho será interditada na terça-feira para montagem do Galo

Publicado em: 21/02/2019 11:36 Atualizado em: 21/02/2019 14:27

Crédito: Nando Chiappetta/DP
Crédito: Nando Chiappetta/DP

Interdições das vias começando mais cedo e acesso mais limitado por meio das pontes que dão acesso ao Bairro do Recife. O esquema de mobilidade do Carnaval da capital pernambucana deste ano começará a ser montado na próxima terça-feira, quando a ponte Duarte Coelho começa a receber a estrutura do Galo da Madrugada. O bloqueio acontecerá um dia antes do que nos anos anteriores, por solicitação da Fundação de Cultura. A outra novidade é o bloqueio total da passagem de veículos sobre a ponte Buarque de Macedo, um dos principais acessos ao Marco Zero, que ficará liberada apenas para o tráfego de pedestres durante toda a Folia de Momo.

A ponte Duarte Coelho ficará fechada ao tráfego de veículos a partir das 22h da terça-feira. Agentes de trânsito irão montar bloqueios nos cruzamentos da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Aurora, da Rua do Sol com a ponte Duarte Coelho e da Avenida Dantas Barreto com a Avenida Guararapes. A ponte será reaberta após a desmontagem de toda a estrutura, prevista para acontecer na Quarta-feira de Cinzas (6). “A partir da manhã da quarta-feira, todos os ônibus e táxis oriundos da Conde da Boa Vista obrigatoriamente terão que girar à esquerda na Rua da Aurora.

Da sexta-feira, 21h, ao sábado, 20h, serão realizados os fechamentos das ruas que compõem os bairros de São José e Santo Antônio. Vias como a Rua do Sol, Siqueira Campos, Avenida Guararapes e Rua Imperial serão interditadas. A Avenida Sul será bloqueada no sentido cidade, nas proximidades da Rua General Estilac Leal. No dia do Galo, das 5h às 20h, também ocorrerá o fechamento da Avenida Engenheiro José Estelita, no sentido centro. Os veículos oriundos da Zona Sul poderão acessar a área central por meio da Avenida Agamenon Magalhães. Já os ônibus que vem do mesmo destino deverão retornar pela Avenida Sul. Também haverá interdição no cruzamento da Avenida Cruz Cabugá com a Mário Melo e na Princesa Isabel.

Ao longo do restante do carnaval, outras pontes do Recife sofrerão mudança de circulação. A principal novidade ocorre com o fechamento da Buarque de Macedo. Ela ficará interditada para a circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 20h do sábado (2) até as 5h da quarta-feira. Dessa forma, os motoristas que estiverem na Avenida Martins de Barros deverão seguir à esquerda, pela Rua Siqueira Campos. A decisão foi tomada como forma de garantir a fluidez no início da Avenida Rio Branco e a segurança dos pedestres, explicou Taciana Ferreira.

Na quinta-feira (28) à noite, começam as interdições no Bairro do Recife. A Ponte Giratória e os acessos à Avenida Alfredo Lisboa serão fechados, em horário que dependerá do fluxo de foliões chegando ao bairro. A partir das 19h da sexta-feira, somente ônibus e táxis poderão circular pela Rua Princesa Isabel, a partir do cruzamento com a Rua do Hospício. Os condutores que chegam da rua do Príncipe ou da Avenida Cruz Cabugá, no sentido centro, deverão realizar um giro à esquerda e acessar a ponte do Limoeiro e a Avenida Cais do Apolo. Também será feito bloqueio no cruzamento da Rua do Riachuelo com a Rua da Aurora.

De maneira geral, o folião só poderá ter acesso de carro particular por duas pontes do Recife. Na Ponte Giratória, apenas em caso de estacionar no Paço Alfândega e na Ponte do Limoeiro, que permanecerá aberta enquanto houver vagas nos estacionamentos ofertados nos prédios dos órgãos públicos. Serão 1,8 mil vagas para carros e 300 para motos e bicicletas disponibilizadas na sede da prefeitura, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e no Tribunal Regional Federal (TRF).

Aplicativos e Táxis

Veículos de táxis de oito municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) poderão atuar na capital durante o carnaval. Por meio de um convênio, os veículos de Olinda, Igarassu, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes podem atuar até as 12h do dia 6 de março. Com isso há um incremento em 40% na frota circulante de táxis. Serão implementados seis pontos provisórios de táxi na área central, da sexta-feira até a quarta-feira.

Os pontos ficarão na Ponte Giratória; no cruzamento entre a Avenida Martins de Barros e a Ponte Maurício de Nassau; no cruzamento da Avenida Martins de Barros e a ponte Buarque de Macedo; no cruzamento do Cais do Apolo e a ponte Buarque de Macedo; e no Cais de Santa Rita.  O ponto da Martins de Barros funcionará a partir da sexta, das 18h às 5h. Os do cais de Santa Rita funcionarão apenas no sábado, para a demanda do Galo, das 7h às 17h. Somente os táxis do Recife poderão circular na faixa azul.

Os veículos operados com aplicativos, por outro lado, continuam sem poder entrar no Bairro do Recife. De acordo com a CTTU, embora o serviço tenha sido regulamentado por legislação na cidade, a prefeitura ainda vai lançar um edital de cadastramento das empresas e motoristas. “A partir do momento em que as empresas estiverem regulares, elas estarão obrigadas a fornecer informações ao poder público do serviço que prestam. E, a partir do momento em que o poder público reconhece o serviço prestado, poderá organizar a circulação dos veículos. É preciso primeiro que a gente conheça as informações dos aplicativos, como quantidade de veículos, de motoristas”, afirmou a presidente da CTTU. O edital de cadastramento das empresas será aberto em março. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.