Saúde Projeto entrega equipamentos para fisioterapia do Hospital do Câncer

Publicado em: 20/02/2019 13:34 Atualizado em: 20/02/2019 13:40

Crédito: Peu Ricardo/DP Foto
Crédito: Peu Ricardo/DP Foto

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre o câncer de mama durante todo o ano, surgiu o espetáculo Magna #DancaQueCura, criado por Christiane Galdino, jornalista, bailarina, pesquisadora e produtora cultural. Durante outubro de 2018, o grupo realizou uma série de apresentações e transformou o valor arrecadado em equipamentos para o setor de fisioterapia – Espaço Renascer, do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). A entrega desses equipamentos ocorrerá nesta quinta-feira (21), às 14h, na capela do HCP, em Santo Amaro.

A doação ocorrerá durante a apresentação de uma “célula Magna”, exibição de duas cenas do projeto – a música “Me Curar de Mim”, interpretada pela filha de Crhis Galdino, Lua Magna, e “Xaxado da Beleza”, apresentação de dança que aborda a importância da autoestima. “Através do espetáculo, buscamos passar uma mensagem que colabore com a causa. Além de levar a informação sobre a doença, nosso objetivo é ajudar, por isso procuramos uma instituição para fazer essa doação. Escolhemos o HCP por ser o hospital que atende mais de 50% dos pacientes oncológicos de Pernambuco”, destacou a Chris. Entre os equipamentos que serão entregues estão pesos de diferentes tamanhos, caneleiras, biodiscos, teraband e diferentes cores, estesiometro, bola suíça e ciclo ergômetro.

Diagnosticada com câncer de mama, Chris transformou sua luta contra a doença em espetáculo. O projeto foi batizado de Magna, nome de sua mãe, que também tinha câncer de mama. Magna ocorreu graças a um financiamento colaborativo e a participação de mais de 30 membros na equipe, entre eles bailarinos profissionais e outros inexperientes, incluindo pacientes em tratamento de câncer.  Objetivo do projeto é abordar a temática de forma alegre e poética.

Bloco Eu Quero Mais leva o Carnaval para o HCP

Ao som de canções como “Madeira do Rosarinho” e “Sabe lá o que é isso”, integrantes do histórico bloco lírico Eu Quero Mais vão levar o Carnaval para os pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), nessa sexta-feira (22), às 10h.

A parceria entre os integrantes do grupo e a instituição, responsável pelo atendimento de mais de 50% dos pacientes oncológicos de Pernambuco teve início em 2014 e procura oferecer um momento de alegria e descontração aos que estão em tratamento contra o câncer. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.