FOLIA Adesivagem de veículos para o Carnaval de Olinda começa nesta segunda (18)

Publicado em: 14/02/2019 10:09 Atualizado em: 14/02/2019 13:35

Mutirão de limpeza acontece nos bairros do Varadouro e Santa Tereza. Foto: Divulgação
Mutirão de limpeza acontece nos bairros do Varadouro e Santa Tereza. Foto: Divulgação
A aproximadamente 15 dias do início do carnaval, a Prefeitura de Olinda começa a fazer os preparativos para a grande festa. E o início foi com um grande mutirão de limpeza, na manhã desta quinta (14), nos dois bairros que mais recebem os foliões: Varadouro e Santa Tereza. Na próxima segunda-feira (18), começam as montagens dos tapumes de proteção. Serão, ainda, instalados banheiros-containers e corredores exclusivos para transporte pessoal via aplicativo.

A prefeitura informou que toda semana já acontece o mutirão em diversos bairros da cidade, dentro do projeto Arrumando a Casa. Hoje, no Sítio Histórico, está sendo realizada, até às 16h, a limpeza das ruas, capinação, remoção de lixo e entulhos, desobstrução das galerias, tapa buraco, manutenção de 180 pontos de iluminação (incluindo uma específica para o percurso do Homem da Meia-Noite). A ação segue o percurso que vai do início da Avenida Olinda (pertinho da Escola de Aprendizes-Marinheiros) até a Delegacia do Varadouro.

Segundo o Secretário de Infraestrutura do município, Marconi Madruga, desde setembro, quando começaram as prévias na Cidade Alta, 30 homens atuam na limpeza da área, sempre às segundas-feiras. "Na próxima segunda (18), começa a colocação de tapumes em igrejas, prédios públicos e praças do Sítio Histórico. Os banheiros químicos já estão sendo instalados e, por enquanto, somam 60 unidades. Até o início do Carnaval, serão 200 no Sítio Histórico de Olinda. Dentre estes, 10 banheiros-containers, com 6 a 7 cabines. Eles estarão instalados em pontos como a entrada do Sítio Histórico, Praça 12 de março, Praça do Carmo e nas imediações da sede do Homem da Meia-Noite", explica.

Quanto aos corredores de serviço para veículos de transporte pessoal via aplicativo (Uber, 99), já existe um corredor na Praça do Carmo. Até a quarta-feira anterior ao Carnaval (27), será mais um corredor na preça e outro na Ladeira de São Francisco.  

Adesivagem

Quem mora ou vai trabalhar em Olinda deve ficar atento ao prazo de inscrições da adesivagem de veículos. De segunda-feira (18) até o dia 28 de fevereiro, essas pessoas precisam fazer o cadastramento na Secretaria de Transportes e Trânsito, que fica na Estrada do Bonsucesso, nº 306 - Bonsucesso, das 8h às 17h. O atendimento também será realizado nos fins de semana no mesmo horário. Só com o veículo adesivado é possível circular com ele pelas áreas restristas a estas pessoas.

Para moradores, é necessário levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência original (deverá ser em nome do proprietário da residência ou locatário mediante apresentação do contrato de locação) e certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV 2018). Já para quem vai trabalhar (como os ambulantes), pessoas que vão montar estruturas, equipe técnica e bandas basta levar solicitação por meio de ofício ou autorização (cadastro) para a Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda.

"No caso dos moradores, só serão entregues até dois adesivos por residência, outra observação é que o CRLV do veículo deverá estar em dia, com licenciamento anual pago. Para as pessoas que prestarão serviço, o ofício deverá conter informações como placa, marca, modelo de veículo, tipo de atividade exercida e assinatura do solicitante", detalha o secretário de Transportes e Trânsito, Jonas Ribeiro. Ambulantes cadastrados terão direito apenas a um (1) adesivo do tipo de "abastecimento", destinado a quem vai precisar passar os bloqueios para carregar as barracas com produtos e bebidas. Para esse tipo de público, basta apresentar crachá que foi entregue pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, não sendo necessária a solicitação através de ofício.

Órgãos da imprensa não precisam fazer cadastro de adesivagem. Basta estar com carros identificados com nome da empresa de comunicação e poderão circular normalmente.

A recomendação da Prefeitura de Olinda é que os motoristas não retirem os adesivos mesmo após o período carnavalesco. Isso porque como haverá outras festas na cidade, como Festival da Tapioca, a medida já evita novo processo de adesivagem.

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.