Educação Alunos da rede pública de Ipojuca lançam livro nesta quinta Trinta e nove crianças da rede municipal contaram a lenda da comunidade ribeirinha do Engenho Crauassu

Publicado em: 13/02/2019 14:44 Atualizado em: 13/02/2019 15:06

Rio Ipojuca é tema do livro elaborado coletivamente por estudantes do município. Foto: Secom Ipojuca/Divulgação.
Rio Ipojuca é tema do livro elaborado coletivamente por estudantes do município. Foto: Secom Ipojuca/Divulgação.
Um grupo de alunos e professores da Escola Municipal São Mateus, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, lançam, nesta quinta-feira (14), o livro O Monstro do Rio Ipojuca. A partir de narrativas dos estudantes e da comunidade ribeirinha do Engenho Crauassu, os educadores e estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental escrever a lenda do rio mais importante da cidade.

A gestora da unidade de ensino, Roberta Xavier, contou que, durante seis meses, 39 alunos, com as professoras Luiza Alves, Nilza Lima e Valdilene Santana, elaboraram o livro. Uma turma ficou responsável pela ilustração, feita a partir de desenhos e pinturas. Outro grupo esteve à frente da modelagem e uma terceira equipe se responsabilizou pelos textos.

O projeto de valorização da cultura local por meio das narrativas orais contadas pela comunidade foi acolhido pela Secretaria Municipal de Educação, que viabilizou a confecção do livro. "Além de eternizar a construção coletiva do conhecimento, fortalecemos a relação ensino-aprendizado e potencializamos a relação professor-aluno-comunidade. Assim, garantimos o desenvolvimento cognitivo destas crianças, servindo como pilo para outros projetos que surgirão narede", afirmou o secretário municipal de Educação, Francisco Amorim.

Os primeiros 200 exemplares do livro serão autografados pelos estudantes nesta quinta, no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, às 10h. A obra será distribuída à comunidade escolar. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.