Centro do Recife Ato contra aumento de passagens de ônibus acontece nesta manhã Protesto está marcado na frente dos Correios, na Avenida Guararapes

Publicado em: 11/02/2019 07:04 Atualizado em: 11/02/2019 10:06

Manifestantes devem seguir até o Palácio do Governo. Foto: Leo Malafaia/DP
Manifestantes devem seguir até o Palácio do Governo. Foto: Leo Malafaia/DP
Está marcado para as 11h desta segunda-feira (11) um ato contra o aumento das passagens de ônibus. Acontece na Avenida Guararapes, em frente à sede dos Correios, no Centro do Recife. No último dia 24, os manifestantes fecharam o cruzamento da via com a Rua do Sol por cerca de uma hora. De lá, seguiram em passeata em direção ao Palácio do Campo das Princesas. O protesto foi articulado pela Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) com o apoio da Articulação Recife pelo Transporte. Os grupos defendem a diminuição da tarifa para R$ 2,70 porque os dois últimos aumentos foram acima da inflação.

O último aumento na tarifa de ônibus da RMR aconteceu em janeiro de 2017. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) pede aumento de 16%. De acordo com o órgão, a mudança deve ser urgente para evitar um colapso nos serviços no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana. Já o Grande Recife Consórcio de Transporte propõe um aumento de 7,07%.

Amanhã tem uma reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Será debatido o reajuste das tarifas. O CSTM é formado por 24 membros que representam o governo, os empresários, o legislativo e a sociedade civil.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.