Folia Fim de semana será de prévias carnavalescas no Recife Ensaio de maracatus, acerto de marchas e concurso estão na agenda

Publicado em: 07/02/2019 10:08 Atualizado em: 08/02/2019 10:45

O Paço do Frevo celebra neste sábado aniversário de cinco anos. Foto: Bruno Campos/Divulgação.
O Paço do Frevo celebra neste sábado aniversário de cinco anos. Foto: Bruno Campos/Divulgação.
Desta quinta-feira (7) até sábado (9), quando se comemora o Dia do Frevo, o Recife estará repleto de prévias para quem quer antecipar a folia momesca. Ensaio de maracatus, acerto de marchas, Concurso de Rei e Rainha do Carnaval do Recife fazem parte da agenda de eventos. Todos são gratuitos e abertos ao público. A partir de segunda (11), o concurso de passistas começa a esquentar o pátio de São Pedro, na área central da cidade.

Confira a agenda de prévias do fim de semana:

Hoje

Semifinal do concurso de Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2019
O evento acontece no Clube Português, às 20h. A seleção, que começou no último dia 1º, com 13 inscritos para Rei, e 22 inscritas para Rainha, terminará no próximo dia 15 de fevereiro, com a realização da grande final no Pátio de São Pedro.

Ensaio do Maracatu Nação Xangô Alafim
Em Cajueiro Seco, às 19h, o Maracatu Nação Xangô Alafim faz o ensaio aberto na comunidade para afinar as alfaias para o Tumaraca, grande encontro que reúne 12 nações de Maracatu de Baque Virado no Marco Zero, no dia 28 de fevereiro. O evento terá o acompanhamento do Coral Voz Nagô e acontecerá na Rua Renascença, 1025.

O saudosismo dos Antigos Carnavais
No Pátio de São Pedro, acontece mais uma edição do Acerto de Marcha dos Blocos líricos a partir das 19h. Irão se apresentar os blocos Líricos Sempre Feliz, Flor do Camará, Bloco Flabelo do Amor, Bloco de Pau e Corda Flor da Lira do Recife e Bloco Confete e Serpentina.

Amanhã

Tumaraca na rua da Moeda
A Rua da Moeda será palco do segundo ensaio coletivo de Nações de Maracatu de Baque Virado que irão se reunir no dia 28 de fevereiro para o Tumaraca – Encontro de Nações. A partir das 19h, os Maracatus Nação Raízes de Pai Adão, Xangô Alafim e Encanto do Pina se reúnem e afinam os baques ao som do Coral Voz Nagô.

Acerto de marchas no Pátio de São Pedro
Também a partir das 19h, o Pátio de São Pedro recebe mais uma edição do Acerto de Marcha de Blocos Líricos com o encontro do Bloco Lírico Infantil Sonho e Fantasia, Eu Quero Mais, Bloco Carnavalesco Esperança de Campo Grande, Bloco Carnavalesco Lírico Artesão de Pernambuco, Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda e Bloco Compositores e Foliões.

Sábado

Abram alas para sua majestade, o Frevo!
A programação preparada pela Prefeitura do Recife para celebrar o Dia do Frevo, comemorado no próximo dia 9 de fevereiro, já toma conta das ruas da cidade. Até sábado, a capital do verdadeiro Carnaval de rua do Brasil reverencia o gênero musical que é embaixador da folia com festa e atividade para todo lado. Confira a programação

Paço do Frevo
No espaço de fomento e salvaguarda das tradições e histórias contadas entre acordes e passos, a festa começou no último domingo, com o Arrastão do Frevo. E os clarins seguem ecoando semana adentro. Hoje, das 9h às 17h, crianças e públicos de todas as idades serão convidados a participar da Frevência, ciclo de atividades educativas que propõe ações, jogos e oficinas com o intuito de difundir a cultura do frevo, promovendo reflexões e interações sobre esse patrimônio imaterial.

O Paço celebra seu aniversário de cinco anos, com uma grande programação gratuita, que começa às 10h, na Praça do Frevo, que fica no terceiro andar do museu, com a poesia de Luna Vitrolina, depoimentos de convidados institucionais e apresentações dos Brincantes das Ladeiras. Ao meio dia, o Paço vai ferver com a Hora do Frevo, programação musical gratuita oferecida no térreo do museu, que contará com a participação de Seu Luizinho Calixto e Cláudio Rabeca. A atividade encerra com a participação de Luna Vitrolina. Até as 17h, a programação segue com mais vivências e Fervência.

No sábado, a festa também será gratuita e aberta ao público. A programação começa às 15h50, com falas e apresentações de professores e alunos que atuam no Paço (Canto Coral, Frevo Improviso e Vivência), no 3º andar do museu. A partir das 16h30, apresenta-se a Transversal Frevo Orquestra, de César Michiles, filho do frevo recifense. O Paço do Frevo na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife. Informações: (81) 3355-9500.

Nas ruas
As comemorações do dia 9 também vão ganhar as ruas. Na Praça do Arsenal, vai ter orquestra de frevo e passistas, a partir das 15h. Na Zona Sul, o Caminhão da Malhação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai estacionar no Segundo Jardim, a partir das 7h, convidando todo mundo a celebrar o frevo queimando calorias ao som dos clarins de momo.

À tarde, a partir das 14h, a programação desembarca na Zona Norte, com um passeio gratuito do projeto Olha! Recife, com destino às sedes da Gigantes do Samba, Troça Abanadores do Arruda e Maracatu Encanto da Alegria, além de outros atrativos da Zona Norte. O passeio, oferecido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, contará com guia de turismo. As inscrições devem ser feitas pelo site, na sexta-feira (8), a partir das 9h.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.