Comemorações Programação cultural marca o Dia do Frevo no Recife

Publicado em: 06/02/2019 21:22 Atualizado em: 06/02/2019 21:30

Crédito: Paulo Paiva/DP
Crédito: Paulo Paiva/DP

O Dia do Frevo será comemorado no próximo sábado (9). Até lá, o Recife, a capital do Carnaval de rua do Brasil, reverencia o gênero musical com festa e atividade para todo lado. No Paço do Frevo, nesta quinta (7), das 9h às 17h, públicos de todas as idades serão convidados a participar da Frevência, ciclo de atividades educativas que propõe ações, jogos e oficinas com o intuito de difundir a cultura do frevo, promovendo reflexões e interações sobre esse patrimônio imaterial.

Na sexta (8), o Paço celebra seu aniversário de cinco anos, com programação gratuita, que começa às 10h. Na Praça do Frevo, que fica no terceiro andar do museu, serão recitadas poesias de Luna Vitrolina e ocorrerão apresentações dos Brincantes das Ladeiras. Ao meio dia, começa uma programação musical gratuita oferecida no térreo do museu, que contará com a participação de Seu Luizinho Calixto e Cláudio Rabeca. A atividade encerra com a participação de Luna Vitrolina. Até as 17h, a programação segue com mais vivências e Fervência.

No próprio dia 9, a festa também será gratuita e aberta ao público. A programação começa às 15h50, com falas e apresentações de professores e alunos que atuam no Paço (Canto Coral, Frevo Improviso e Vivência), no 3º andar do museu. A partir das 16h30, apresenta-se a Transversal Frevo Orquestra, de César Michiles, filho do frevo recifense. O Paço do Frevo na Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife. Informações: (81) 3355-9500.

Nas ruas

As comemorações do dia 9 também vão ganhar as ruas. Na Praça do Arsenal, vai ter orquestra de frevo e passistas, a partir das 15h. Na Zona Sul, o Caminhão da Malhação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai estacionar no Segundo Jardim, a partir das 7h, convidando todo mundo a celebrar o frevo queimando calorias ao som dos clarins de momo.

À tarde, a partir das 14h, a programação desembarca na Zona Norte, com um passeio gratuito do projeto Olha! Recife, com destino às sedes da Gigantes do Samba, Troça Abanadores do Arruda e Maracatu Encanto da Alegria, além de outros atrativos da Zona Norte. O passeio, oferecido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, contará com guia de turismo. As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, na sexta-feira (8), a partir das 9h.
 
Escola de Frevo

A Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, em Santo Amaro, abre as portas para públicos de todas as idades, com ou sem habilidade para o frevo, na próxima sexta-feira (8). Das 9h às 10h, a escola promoverá vivências de frevo infantis, gratuitas e abertas ao público. Das 10h30 às 12h, será a vez do público adolescente e adulto cair no passo.

À tarde, a partir das 16h, o público está convidado para uma roda de conversa musical e dançante com Nena Queiroga, Gustavo Travassos e Ed Carlos, intérpretes e árduos defensores do frevo. “É com muito carinho e apreço que digo que a Escola de Frevo faz parte da minha história, desde os tempos do professor Nascimento até os dias de hoje. Grandes passistas e professores passaram por lá, como Flaira e Jefferson, entre tantos outros. A Escola de Frevo é um exemplo para todos nós que amamos e valorizamos o que é nosso. Viva o frevo e viva o passo!”, diz Ed Carlos, já celebrando a data e a programação.

A programação contará ainda com orquestra de frevo e distribuição de sombrinhas, para incrementar a performance e garantir a imersão do público. A escola fica na Rua Castro Alves, nº 440, no bairro da Encruzilhada. Informações: (81) 3355-3102.
 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.