Tempo Recife tem começo de ano mais chuvoso dos últimos três anos

Publicado em: 06/02/2019 16:03 Atualizado em: 06/02/2019 17:19

Foto Nando Chiappetta/DP FOTO
Foto Nando Chiappetta/DP FOTO

Recife entrou em 2019 com o começo de ano mais chuvoso dos últimos três anos. Em janeiro e no começo de fevereiro, foram registradas mais chuvas na capital pernambucana do que no mesmo período de 2017 e 2018. Exemplo disso são as duas últimas semanas. Entre as 2h e o começo da tarde desta quarta-feira (6), já choveu 75mm, o equivalente ao esperado para 15 dias do mês de fevereiro. A previsão, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é que o tempo permaneça chuvoso até esta quinta-feira (7), porém com uma intensidade de precipitações menor.

Em janeiro de 2019, choveu 126.4mm na cidade, 22% acima da média esperada para o mês. No ano passado, havia chovido no mesmo mês 9% acima do esperado. A situação mais crítica ocorreu em 2017, quando choveu em janeiro inteiro 28.7mm, 28% do total esperado para o mês. Em relação a fevereiro, a quantidade de chuvas em 2018 ficou dentro do esperado para o período. Já em 2017, havia chovido apenas 25mm, 17% do esperado para todo o mês. Ou seja, apenas nas últimas 12 horas choveu três vezes mais do que o volume total de precitação do mês fevereiro daquele ano.

O meteorologista da Apac Vinícius Gomes explica que, apesar da sensação de que está chovendo muito, na realidade os anos anteriores é que foram de escassez de precipitações. "Essas chuvas são normais para a época, são chuvas de verão. No Sertão, inclusive, o período chuvoso é entre janeiro e fevereiro. Como estamos perto do litoral (Recife), as nuvens vem do oceano em direção ao interior e causam chuvas aqui", explicou.

O que acontece, segundo ele, é que nos anos anteriores o impacto da seca foi maior. "A situação da seca estava se alastrando para grande parte do Nordeste dese 2012 e, mesmo no litoral, na maioria dos meses estava chovendo abaixo da média. O boletim climático sairá no próximo dia 15 e iremos verificar a qualidade das chuvas de janeiro deste ano, mas de maneria geral houve uma melhora em relação à questão da seca", detalhou Vinícius Gomes.

De acordo com ele, o fato de ter chovido 75mm nas últimas horas não significa que o mês será de chuva contínua. "Já aconteceu em anos anteriores de chover muito um dia e no decorrer do mês não chover mais nada. Os horários que acumularam maior quantidade de precipitações nesta quarta-feira no Recife foram das 2h às 6h e das 10h às 11h. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.