Ameciclo Ciclistas protestam contra atraso na implantação do Plano Diretor Cicloviário

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/02/2019 21:03 Atualizado em: 05/02/2019 21:16

Foto: Ameciclo/Divulgação.
Foto: Ameciclo/Divulgação.
A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) “descomemorou”, na tarde desta terça-feira (5), a implantação de apenas 16% das ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas em cinco anos de aprovação do Plano Diretor Cicloviário (PDC) em Pernambuco. O documento prevê, em um prazo de dez anos, a execução de 591 km de rede cicloviária na Região Metropolitana do Recife. No entanto, até agora, na metade do prazo estipulado para implantação do projeto cicloviário, apenas 99,71km foi instalado, que representa menos de um quarto do projeto concretizado. Os cicloativistas protestaram o desaniversário do PDC em frente ao Fórum Rodolfo Aureliano, no bairro de Joana Bezerra, área central do Recife, com um bolo gigante e parabéns. 

Na última segunda-feira (4), entidades protocolaram uma Ação Civil Pública contra os 14 municípios que se comprometeram em executar o Plano Diretor Cicloviário, além do governo do estado. “Trouxemos um bolo falso, de cerca de um metro, que representou o quanto de infraestrutura cicloviária já deveria ter sido implantada na RMR. Cantamos parabéns e quando levantamos o bolo, tinha uma pequena fatia de outro bolo, simbolizando o que já foi feito até agora. Por isso estamos aqui para uma descomemoração”, ironizou a cicloativista e uma das representantes da Ameciclo, Lígia Lima. 
Foto: Ameciclo/Divulgação.
Foto: Ameciclo/Divulgação.
A Ação Civil Pública pediu a efetivação do PDC pelo estado e pelos 14 municípios, além da suspensão das obras viárias da Avenida Conde da Boa Vista. Segundo o advogado da entidade, Denes Menezes, essas obras da Conde da Boa Vista, anunciadas no fim do ano passado, não contemplam estrutura cicloviária, contrariando o que prevê o próprio PDC para a região. Ainda nesta terça (05), a Justiça Estadual despachou o processo, intimando para ouvida o governo e as 14 prefeituras para dar andamento à ação. 

Os cicloativistas alegam que, ao não implantar o Plano Diretor Cicloviário, o estado e os municípios estão deixando de oferecer a segurança necessária para os ciclistas e de evitar uma série de colisões e mortes ocorridas em áreas nas quais deveriam constar a infraestrutura cicloviária. “O documento lembra a omissão do próprio estado, responsável no Plano por aproximadamente 41% de toda a estrutura prevista”, ressaltou a Ameciclo.

Outro pedido feita pela Ameciclo na Ação Civil Pública foi a apresentação de um cronograma de execução dos serviços do PDC, que deve ser concluído até 2024. Oito das 14 cidades que se comprometeram com o plano sequer deram início às obras. “A recepção do Plano Diretor Cicloviário no dia do anúncio nos pareceu muito positiva e estávamos confiantes que o cronograma seria cumprido. Porém, ao longo destes cinco anos, as muitas mortes acontecendo nas vias em que estavam previstas estruturas para o uso de bicicleta e a total omissão dos municípios e do Estado para a implementação do PDC foram o que nos motivou a provocar, desta vez, o poder judiciário”, justificou Menezes.

O Plano Diretor Cicloviário foi promulgado no ano de 2014 e tem como prazo de implantação integral o ano de 2024, com 591,04 km de estrutura cicloviária (ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias) a serem construídas nos 15 municípios de toda a RMR. O PDC divide-se entre Rede Metropolitana (244,98 km), de responsabilidade do Governo do Estado, e Rede Complementar (346,05%), obrigação das prefeituras. A implantação total deveria ocorrer de acordo com a passagem dos dez anos. 

No entanto, com metade do período em vigor, Estado e municípios não chegaram a construir nem metade do previsto, como esperado, tendo apenas cerca de 99,71 km da estrutura cicloviária efetivamente implantada à disposição dos ciclistas, o que corresponde a cerca de 16% do total. O município com maior porcentagem concluída é o Cabo de Santo Agostinho, com a implantação quase 50% do esperado, equivalente a 32,33 km construídos. A cidade do Recife atualmente tem apenas 18,98% de sua parte implantada, com 249,22 km. Das 15 cidades, oito ainda não iniciaram a implantação da estrutura cicloviária prevista no PDC. 


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