Oportunidade Veja onde há vagas para cursos gratuitos de tecnologia Movimento Pró-Criança abriu inscrições até o dia 15

Publicado em: 04/02/2019 15:32 Atualizado em: 04/02/2019 15:39

Cada capacitação tem carga horária que varia de 24 a 96 horas/aulas e haverá turmas pela manhã e à tarde. Foto: José Domingos/divulgação
Cada capacitação tem carga horária que varia de 24 a 96 horas/aulas e haverá turmas pela manhã e à tarde. Foto: José Domingos/divulgação
O Núcleo de Inclusão Digital (NID) do Movimento Pró-Criança oferece, a partir de hoje, 180 vagas para cursos gratuitos na área de tecnologia. O núcleo fica no bairro dos Coelhos, no Recife. Os cursos são direcionados a jovens de baixa renda com idades entre 10 e 25 anos, e as inscrições podem ser feitas até o dia 15.

Há cursos de manutenção de computadores, robótica educacional, robótica livre e iniciação à informática. A carga horária de cada capacitação varia de 24 a 96 horas/aulas e haverá turmas pela manhã e à tarde.

Os interessados precisam ir ao setor psicossocial da Unidade Coelhos do Pró-Criança com duas fotos 3x4, declaração de vínculo escolar atualizada ou a Ficha 19. São necessários, ainda, cópia da certidão de nascimento ou do RG, comprovante de residência e do cartão do SUS. Para os menores de 18 anos, é preciso entregar também xerox do RG e CPF do responsável.

As aulas começam no dia 18, com as turmas de iniciação à informática. Nesse curso semanal, os alunos aprendem a editar textos, elaborar planilhas e slides no computador.
No dia 19, terá início a formação da turma de manutenção de computadores. Com a capacitação, os alunos se tornarão capazes de montar as máquinas e trabalhar com os componentes internos delas, além de fazer a instalação e configuração de sistemas operacionais.

Em parceria com o Sebrae-PE, os jovens que optarem pela manutenção de computadores, que terá aulas terças-feiras e quintas-feiras, receberão formação sobre empreendedorismo no projeto Crescendo e empreendendo.
Voltado para jovens com idades entre 15 e 25 anos, o curso de robótica livre começa no dia 20. Semanalmente, os beneficiários vão aprender a desenvolver projetos na área de programação.

No dia 22, terá início o curso de robótica educacional, voltado para crianças e adolescente na faixa etária dos 10 aos 14 anos. Unindo a tecnologia com elementos lúdicos da educação, os alunos aprenderão conceitos básicos de programação.

O NID é uma iniciativa do Pró-Criança em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte que já formou, desde 2015, mais de 2.300 crianças, adolescentes e jovens. Em 2018, foi reconhecido como melhor iniciativa de impacto social do Nordeste e a terceira do país pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

O NID também funciona como um centro de coleta de monitores, notebooks, tablets e celulares. O material é utilizado na qualificação profissional dos jovens durante os cursos.
O núcleo recebe os insumos de segunda a sexta, das 8h às 16h. Também é possível agendar a coleta em domicílio pelos telefones (81) 3412.8979 ou 3412.8989 ou no site www.movimentoprocrianca.org.br/doacao-eletronicos.
 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.