Prévia Terça Negra especial de carnaval acontece amanhã no Pátio de São Pedro

Publicado em: 04/02/2019 12:05 Atualizado em:

Foto: Bruno Campos/PCR Imagem/Divulgação.
Foto: Bruno Campos/PCR Imagem/Divulgação.
A primeira edição da Terça Negra Especial de Carnaval acontece nesta terça-feira (5). A partir das 19h, o Pátio de São Pedro vai receber apresentações de coco, maracatu e afoxé. O maracatu Nação Cambinda Africana abre a noite. Às 20h, será a vez do afoxé Yamin Balé Gilê. Depois deles, se apresentam Dona Deo do Coco e Viola Luz. Artista, músico, compositor e percussionista olindense, Viola acompanha artistas como Lia de Itamaracá.

Na sexta-feira (8), os maracatus Nação Raízes de Pai Adão, Nação Xangô Alafim e Nação Encanto do Pina se reúnem na Rua da Moeda a partir das 19h para o segundo ensaio coletivo do Tumaraca, encontro de 12 nações de maracatu que irá acontecer no Marco Zero no dia 28 deste mês.

A partir das 18h desta quinta (7) e da sexta, o Pátio de São Pedro recebe a terceira e quarta edições dos acertos de marcha de blocos líricos, com 11 blocos de pau e corda relembrando os antigos carnavais.

A Terça Negra teve início em 1998, no Pagode do Didi, nas imediações da Avenida Dantas Barreto. Em 2001, o evento migrou para o Pátio de São Pedro e passou a acontecer todas as terças-feiras, fazendo parte do calendário cultural oficial da cidade. O encontro cultural criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979, ganhou força na década de 1990. O objetivo é ir além do "Samba de Raiz" e divulgar outras vertentes da cultura negra, como o Maracatu, o afoxé, coco de roda e até o reggae e o hip hop. 

 

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.