Educação Inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas começa hoje Podem participar estudantes das redes pública e privada de ensino com até 15 anos

Publicado em: 01/02/2019 09:51 Atualizado em: 01/02/2019 10:03

O tema da edição de 2019 é "Escreva uma carta sobre o seu herói". Foto: Paulo Paiva/DP.
O tema da edição de 2019 é "Escreva uma carta sobre o seu herói". Foto: Paulo Paiva/DP.
As inscrições para o 48° Concurso Internacional de Redação de Cartas começam nesta sexta-feira (1º). A competição, promovida em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, tem como objetivo incentivar a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. No ano passado, o pernambucano Yuri do Nascimento Frazão, da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, de Gravatá, conquistou o segundo lugar nacional.

O tema da edição de 2019 é "Escreva uma carta sobre o seu herói". Podem participar estudantes das redes pública e privada de ensino com até 15 anos. As redações devem ser em formato de carta, escritas a mão, usando caneta esferográfica preta ou azul e conter no máximo 900 palavras. Os interessados em participar devem passar por uma seleção prévia na escola. Cada escola pode inscrever, no máximo, duas redações até 15 de março.

Os três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. O vencedor da fase nacional, além de troféu e R$ 5 mil, representa o Brasil na etapa internacional. A escola recebe o valor de R$ 10 mil.

A vencedora da etapa nacional de 2018 foi Clarice Rilyane Oliveira da Silva, de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Ela recebeu menção honrosa da UPU por sua carta. "Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?" foi o tema da última edição. As regras para participar da competição estão no site dos Correios.

O concurso, promovido mundialmente pela União Postal Universal, é uma das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelos Correios. O país já venceu a fase internacional do concurso, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.