Solidariedade Hemope lança campanha de doação de sangue para o carnaval de 2019

Publicado em: 31/01/2019 15:44 Atualizado em: 31/01/2019 15:58

Bloco lírico O Bonde vai cantar para os doadores de sangue. Foto: Peu Ricardo/DP.
Bloco lírico O Bonde vai cantar para os doadores de sangue. Foto: Peu Ricardo/DP.
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) lançou a campanha de doação de sangue para o carnaval 2019. Com o mote "Viva o carnaval e acerte na solidariedade", o hemocentro está convocando a população para, a partir desta terça-feira (5), às 8h30, reforçar o estoque estratégico de sangue durante o período carnavalesco. Para divulgar a ação, a instituição lançou uma campanha publicitária com cartazes e folhetos.

Nesta terça, no lançamento da campanha, estarão no Hemope os homenageados do carnaval do Recife, Belo Xis e Gerlane Lops, além da participação solidária do cantor e compositor Getúlio Cavalcanti e do bloco lírico carnavalesco O Bonde. O dia ainda contará com a banda da Polícia Militar e o Clube de Máscaras do Galo da Madrugada, que vão se apresentar com os passistas do Renascer do Coque. A ideia é recepcionar os doadores ao ritmo do frevo e com a alegria do carnaval pernambucano.

A expectativa da Fundação é aumentar o número de doações em 20%, garantindo estoque de sangue seguro para atender à demanda transfusional das unidades hospitalares. "Contamos com a solidariedade do povo pernambucano, pois neste período o estado recebe muito turista e aumenta consideravelmente o quantitativo de foliões nas ruas, podendo ocorrer acidentes", pontuou a diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta.

A campanha vai acontecer durante todo o mês de fevereiro. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico. O Hemocentro Recife funciona todos de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive, nos feriados do período do Momo. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.