Turismo Olha! Recife encerra o mês com passeios de barco, de ônibus e a pé Os roteiros temáticos Volta à Ilha, Recife Holandês, Caminho do Imperador e Rua da Aurora são gratuitos

Publicado em: 24/01/2019 11:54 Atualizado em: 24/01/2019 12:01

Um dos passeios previstos para o fim de semana é de catamarã. Foto: Andrea Rego Barros/PCR/Divulgação.
Um dos passeios previstos para o fim de semana é de catamarã. Foto: Andrea Rego Barros/PCR/Divulgação.
Para aproveitar e conhecer a cidade em diferentes ângulos, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promove os próximos passeios do Olha! Recife, com roteiros a pé, de barco e de ônibus. No próximo sábado (26), quem se inscrever no projeto vai passear pelas águas do rio Capibaribe. No mesmo dia, à tarde, o passeio de ônibus vai abordar aspectos do período holandês, no Recife do século 17. Já no domingo (27), o passeio a pé fará o roteiro Caminho do Imperador, percorrendo um trecho que remonta a visita de Dom Pedro II à cidade. Nesta quarta (30), o Olha! Recife a pé fará o roteiro Rua da Aurora, percorrendo essa via eternizada em poemas e músicas.

No sábado, tem mais um edição do passeio pelo rio Capibaribe para aproveitar o último fim de semana do mês de férias. A embarcação sai do Cais das Cinco Pontas e percorre trechos do centro. Durante o passeio, os inscritos poderão participar da tradição que diz que ao passar por baixo das pontes, durante o trajeto, deve-se fazer um pedido. O roteiro de Catamarã começa às 9h.

À tarde, o passeio de ônibus começa às 14h e vai abordar aspectos do período holandês, no Recife do século XVII. O roteiro vai passar pela Rua do Bom Jesus, Praça da República e contornar os fortes Do Brum e Cinco Pontas. Vai também até o Monte Guararapes, onde ocorreram as batalhas que decidiram o destino dos flamengos em terras pernambucanas. No local, há um mirante e uma exposição mantidos pelo Exército e pela igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, um dos mais belos templos barroco do Brasil.

A caminhada do domingo (27) vai lembrar os passos que Dom Pedro II deu quando esteve no Recife. Estão no trajeto: o Cais do Imperador, a Igreja do Divino Espírito Santo, Rua do Imperador com seu conjunto de edificações e o impressionante Palácio do Campo das Princesas, que mantém um valioso conjunto de obras de arte, mobiliário antigo, vitrais deslumbrantes.

Na quarta (30), o Olha! Recife fará o roteiro a pé pela Rua da Aurora, que de acordo com Gilberto Freyre é a mais recifense das ruas da cidade. Na caminhada serão contempladas as edificações da artéria como o edifício Duarte Coelho, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, o casario, Palácio Joaquim Nabuco e outros prédios e monumentos.

Para participar de todos os passeios é preciso se inscrever no site do projeto, a partir desta sexta-feira (25), às 9h.

Serviço:

Olha! Recife no Rio (sábado)
Tema: Volta à Ilha
Dia: 26 de janeiro
Hora: 9h
Saída: Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas

Olha! Recife de Ônibus (sábado)
Tema: Recife Holandês
Dia: 26 de janeiro
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (domingo)
Tema: Caminho do Imperador
Dia: 27 de janeiro
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (quarta-feira)
Tema: Rua da Aurora
Dia: 30/01
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.