Derby Segunda edição do Domingo na Fundaj acontece neste domingo (27) com atividades gratuitas Oficinas, cinema, circo, frevo e maracatu estão na programação do evento

Publicado em: 24/01/2019 09:04 Atualizado em: 24/01/2019 09:13

Para garantir a segurança nas atividades externas, a Rua Henrique Dias será interditada parcialmente. Foto: Fundaj/Divulgação.
Para garantir a segurança nas atividades externas, a Rua Henrique Dias será interditada parcialmente. Foto: Fundaj/Divulgação.
A segunda edição do Domingo na Fundaj, neste domingo (27), das 9h às 14h, no campus do Derby, será uma prévia de carnaval, com programação gratuita para toda a família. Frevo, maracatu, oficinas de adereços, circo, cinema e exposição são algumas opções para o público. Para garantir a segurança nas atividades externas, a Rua Henrique Dias será interditada parcialmente.

Atividades lúdico-educativas oferecidas pela Coordenação de Artes da Fundaj (Coart) vão acontecer no pátio interno do edifício. Além do jogo Twister e da pintura com pés e texturas diversas, que já estiveram presentes na primeira edição, haverá novidades. Uma delas é a oficina de adereços carnavalescos, em que as crianças vão compor máscaras tradicionais de carnaval com tinta, glitter e outros materiais.

Outra atividade que promete divertir e envolver o público é uma proposta inspirada em uma obra de Hélio Oiticica, intitulada Parangolé, na sala de videoarte Cristina Tavares. Os participantes poderão assistir a vídeos que exibem o artista e outras figuras populares dançando, vestidas em seus parangolés. Em seguida, os espectadores poderão inventar seus próprios parangolés, a partir de materiais como sacos plásticos jornais.

No cinema, a diversão é garantida com a exibição do filme infantil Tinker Bell Fadas e Piratas, que acontece às 10h. Na entrada, que começa às 9h40, as crianças receberão adereços temáticos do filme. Já a Sala de Leitura Nilo Pereira recebe o público para contação de histórias sobre o carnaval e visitação de exposição fotográfica. 

"Teremos uma exposição sobre carnaval, destacando a Coleção Katarina Real com fotografias, e exposição de livros da Biblioteca. Ela foi responsável pelo resgate de diversas agremiações carnavalescas, promoveu a aceitação dos maracatus-rurais e trouxe para o centro da capital os ursos e os bois-de-carnaval, antes relegados aos subúrbios", explica a coordenadora da Blanche Knopf, Nadja Tenório Pernambucano.

O Museu do Homem do Nordeste proporcionará aos visitantes uma visita ao Muhne sem sair do lugar! No Museu 360º, os visitantes utilizarão óculos de realidade virtual para "estar" no Museu. A Galeria Vicente do Rego Monteiro recebe a exposição de roupas e máscaras de carnaval "Aptidão para alegria: vem de berço", disponível até depois do período de Momo. "O museu dança, freva e canta. A ideia da exposição é mostrar que o Carnaval é uma festa republicana, uma festa para todos", explica Ciema Mello, uma das responsáveis pela exposição. O Muhne ainda estará com uma oficina de construção de instrumentos musicais com material reciclado para crianças. Maracá, castanhola e tambor chinês são alguns do dispositivos que poderão ser confeccionados.

Do lado externo, na Rua Henrique Dias, o Circo Brincantes estará montado oferecendo oficinas de malabares, tecidos, equilíbrio já a partir das 9h. No palco, as apresentações começam às 11h com orquestra de frevo e maracatu. Às 13h, o cortejo com as crianças que participaram das oficinas seguirá para essa área externa, acompanhados pela orquestra e pelo bloco Turma da Jaqueira Segurando o Talo.

Serviço: 
Domingo na Fundaj
Local: Fundaj Derby, Rua Henrique Dias, 609
Quando: 27 de janeiro
Horário: das 9h às 14h


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.