Enem Sisu registra 911 mil inscritos em segundo dia de funcionamento

Publicado em: 23/01/2019 21:35 Atualizado em: 23/01/2019 21:40

Foto: Leo Malafaia/Esp. DP FOTO.
Foto: Leo Malafaia/Esp. DP FOTO.

Até as 20h desta quarta-feira (23), 911 mil estudantes haviam se inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Considerando as duas opções de curso, foram realizadas 1,6 milhão de inscrições, de acordo com último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Como na terça-feira (22), o sistema voltou a apresentar instabilidade. Durante o dia, em alguns momentos, foi registrada a lentidão do sistema. Segundo candidatos que tentam fazer a inscrição, o site demora mais de 15 minutos para carregar e, em muitos casos, sequer chega a abrir a primeira página. Uma tela com a informação em inglês The requested URL could not be retrieved ("O URL solicitado não pode ser recuperado", em tradução livre) surge. 

De acordo como o MEC, o problema voltou a acontecer e função do volume de acessos, que chegam a 500 mil simultâneos. Cerca de 150 mil acessos simultâneos a mais do que no primeiro dia de acessos. A recomendação da área técnica do MEC é que o estudante com dificuldade de acesso atualize a página de inscrição antes de preencher os dados.

É por meio do Sisu que os participantes do Enem podem pleitear uma vaga nas instituições de ensino. A plataforma online substituiu os antigos vestibulares feitos individualmente por universidade e oferece, para o primeiro semestre de 2019, um total de 235.476 vagas de 129 instituições públicas de todo o país.

Entre as universidades e institutos federais do estado, 15.094 vagas são oferecidas. Dessas, 14.284 são disponibilizadas em solo pernambucano, já que das 1.610 vagas ofertadas no sistema pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), apenas 800 são nos campi de Petrolina e Salgueiro. As demais são oferecidas nas unidades da Bahia e do Piauí. Pelo site do Sisu, os candidatos podem, antes mesmo do início das inscrições, consultar de forma detalhada as vagas por curso, instituição ou município. As inscrições no Sisu vão até as 23h59 desta sexta-feira (25). 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.