Urbanismo Paulista vai ganhar primeira rua comercial pedestrianizada

Publicado em: 22/01/2019 16:36 Atualizado em:

Rua Siqueira Campos, no centro, é a principal via comercial da cidade. Foto: Ascom/Prefeitura do Paulista.
Rua Siqueira Campos, no centro, é a principal via comercial da cidade. Foto: Ascom/Prefeitura do Paulista.
A principal via comercial da cidade do Paulista, a Rua Siqueira Campos, uma das principais do Centro, passará por uma requalificação e será transformada em um calçadão de 270 metros de extensão. A pedestrianização contemplará também a integração da via à Praça Agamenon Magalhães. Ontem, o projeto foi apresentado pelo secretário executivo de Desenvolvimento Urbano do Paulista, Paulo Marenga, ao presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, Raimundo Lopes, já que a pedestrianização irá beneficiar diretamente o comércio local, atividade de maior geração de renda da região. 

O projeto contempla piso drenante do tipo intertravado, calçadas e via no mesmo nível. A calçada do lado elevado terá um nível único e suaves rampas acessíveis, além de corrimões em aço inoxidável, áreas de estar para descanso dos transeuntes e farta arborização em toda extensão da via, com predominância para os ipês. Atualmente, muitos pedestres têm dificuldade de circulação pela Rua Siqueira Campos, também conhecida como Rua da Feira de Paulista. Além de disputar espaço com carros, bicicletas, motocicletas e ambulantes, em muitos trechos as calçadas estão quebradas ou ocupadas. 

De acordo com Paulo Marenga, quando a requalificação for concluída a população passará a contar com vários benefícios. “A via será integrada à Praça Agamenon Magalhães, sem que o pedestre atravesse a rua, já que o tráfego de veículos será desviado e terá novo traçado. Aquela praça também será objeto de novo tratamento paisagístico e urbanístico, com a sua total requalificação para o novo urbanismo que a Administração Municipal pretende para a cidade do Paulista, que está recebendo novos e importantes investimentos”, disse o secretário. 

ENCONTRO - Durante a reunião, os dirigentes da CDL também tiveram a oportunidade de conhecer a equipe técnica da Secretaria, que a partir de estudos recorrentes dos problemas e desafios da mais importante via de comércio da cidade, elaborou um projeto moderno. “O projeto não atende só à nova estética pretendida para a Rua Siqueira Campos, como, sobretudo, beneficiará os lojistas dessa importante via de comércio e às milhares de pessoas que por ela circulam diariamente”, acrescentou Marenga. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.