Educação Sisu tem mais de 166 mil inscritos nas primeiras doze horas Esta é a primeira edição de 2019 do sistema e são ofertadas 235.461 vagas, distribuídas em 129 instituições de educação superior

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/01/2019 10:26 Atualizado em: 22/01/2019 14:21

Equipe do MEC está de plantão 24 horas para monitorar o Sisu. Foto: Luís Fortes/MEC.
Equipe do MEC está de plantão 24 horas para monitorar o Sisu. Foto: Luís Fortes/MEC.
Mais de 166 mil candidatos já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), conforme balanço divulgado na tarde desta terça-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC). No primeiro dia de candidatura às vagas de graduação em universidades públicas do país, entre a 0h e as 12h (horário de Brasília), foram contabilizadas pelo MEC 309 mil inscrições. O número de inscrições é maior do que a de candidatos, pois cada participante pode se candidatar a uma ou duas vagas. Foi registrada uma média de duas mil inscrições por minuto, conforme balanço divulgado pela equipe de monitoramento.

LEIA MAIS:

Sisu enfrenta instabilidade no primeiro dia de inscrições

Enem 2018: 20% dos candidatos pernambucanos ainda não acessaram o resultado

Sisu 2019 abre inscrições; veja onde estão as vagas em Pernambuco

O Sisu é atualizado em tempo real. Assim, é necessário ao candidato manter o monitoramento da sua posição. Para auxiliar neste processo, o MEC disponibilizou este ano um simulador que permite ao candidato comparar informações e, a partir da sua nota, verificar em qual universidade pode vir a ser aprovado e em quais cursos. O órgão também vai atualizar os ranqueamentos ao longo do dia e divulgá-los.

Esta é a primeira edição de 2019 do Sisu e são ofertadas 235.461 vagas, distribuídas em 129 instituições de educação superior espalhadas por todo o país. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, devendo o candidato acessar a página eletrônica do Sisu com o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu é considerado o segundo maior programa de inscrições em universidade do mundo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.