Exames Notas do Enem já estão disponíveis na Página do Participante Em Pernambuco, resultado era aguardado por 217 mil candidatos que participaram dos dois dias de provas

Por: Anamaria Nascimento - Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/01/2019 08:01 Atualizado em: 18/01/2019 12:17

O espelho da redação será divulgado no dia 18 de março. Foto: Inep/Divulgação.
O espelho da redação será divulgado no dia 18 de março. Foto: Inep/Divulgação.

Os 217 mil candidatos pernambucanos que estavam ansiosos pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem correr para conferir o resultado na internet na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem. A divulgação das notas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação foi adiantada em uma hora pelo O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), orgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame. No dia 18 de março, serão divulgados o espelho da redação e as notas dos treineiros.

Com a nota em mãos, os estudantes poderão fazer inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições no Sisu têm início no próximo dia 22. Enquanto isso, os feras já podem consultar as vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior na plataforma. Ao todo, 15.094 vagas são oferecidas em universidades e institutos federais do estado. Dessas, 14.284 são disponibilizadas em solo pernambucano, já que das 1.610 vagas ofertadas no sistema pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), 800 são nos campi de Petrolina e Salgueiro. Além de poder concorrer nas universidades de Pernambuco, os candidatos podem pleitear vagas em instituições de ensino superior de todo o país que usam a nota do Enem.

Leia mais:

Não consegue acessar o resultado do Enem 2018? Veja como recuperar senha

Saiba onde usar a nota do Enem 2018 em PernambucoÉ possível ainda estudar em outros países. Para 2019, por exemplo, mais uma universidade portuguesa assinou convênio com o Inep. Ao todo, 37 instituições de Portugal aceitam o resultado do exame como forma de ingresso. Um levantamento do ano passado realizado pelo Ministério da Educação (MEC) revelou que pelo menos 1,2 mil brasileiros já ingressaram em instituições de ensino superior, portuguesas por meio dos convênios do Inep. O mapeamento inédito considerou 23 das 29 IES portuguesas que mantinham o acordo em abril de 2018, data de finalização do estudo. As outras instituições ainda não consolidaram os dados.

Senha
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pela aplicação do Enem, orienta que os participantes que não se lembram da senha cadastrada façam o processo de recuperação para terem acesso às notas.

A recuperação de senha é feita na Página do Participante. Ao clicar no botão "Esqueci minha senha", o candidato deverá confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária. Quem esqueceu a senha e também não tem acesso ao e-mail cadastrado tem a opção de informar novos contatos para receber a senha temporária.

Orientações para Recuperação de Senha

Se tiver acesso ao e-mail cadastrado

- Acesse a Página do Participante

- Informe seu CPF, responda ao desafio de figuras e clique em "Esqueci minha senha"

- Na tela seguinte, confira se o e-mail apresentado está certo, responda ao desafio de figuras e clique em "Enviar nova senha por e-mail"

- Acesse a caixa do e-mail cadastrado para ver a senha temporária

Caso não tenha acesso ao e-mail cadastrado

- Acesse a Página do Participante

- Informe seu CPF, responda ao desafio de figuras e clique em "Esqueci minha senha

- Na tela seguinte, se você não se lembra ou não tem acesso ao e-mail apresentado, responda ao desafio de figuras e clique em "Não tenho acesso a este e-mail"

- Na tela seguinte, confirme as informações solicitadas pelo sistema

- Na sequência, informe e confirme novos dados para contato (celular e e-mail), responda ao desafio de figuras e clique em "Salvar novos dados de contato e enviar nova senha"

- A mensagem “Dados confirmados com sucesso” será exibida. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição, informando a alteração

- Acesse a caixa do novo de e-mail cadastrado para ver a senha temporária

Datas importantes:

18 de janeiro: divulgação dos resultados individuais do Enem

21 de janeiro: divulgação da relação de candidatos remanejáveis da UPE

22 a 25 de janeiro: período de inscrições do Sisu

23 a 25 de janeiro: divulgação das notas de corte do Sisu

28 de janeiro: resultado da chamada regular do Sisu

28 de janeiro a 4 de fevereiro: prazo para participar da lista de espera do Sisu

30 de janeiro a 4 de fevereiro: matrícula nas universidades que participam do Sisu

7 de fevereiro: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

15 de março: acesso ao espelho da redação do SSA3 corrigida, para fins pedagógicos

18 de março: divulgação dos resultados dos treineiros e dos espelhos de redação do Enem 2018


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.