SAÚDE Prefeitura disponibiliza 'mamamóvel' no mês de janeiro Unidade itinerante percorrerá vários bairros do município desta segunda até o dia 30

Publicado em: 14/01/2019 10:40 Atualizado em: 14/01/2019 11:50

Unidade itinerante para realização de mamografia. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Olinda
Unidade itinerante para realização de mamografia. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Olinda

No mês de janeiro, a Prefeitura de Olinda realiza exames preventivos de mamografia em diversos bairros, por meio do seu Mamamóvel. O serviço é gratuito e coordenado pela Secretaria de Saúde do município. Serão disponibilizadas 80 fichas diárias, sendo 40 no turno da manhã e 40 à tarde, e o atendimento acontece sempre das 8h às 17h. O cronograma do Mamamóvel é o seguinte:

Segunda-feira (14) Local: Policlínica da Mulher de Olinda Horário: 8h às 17h Endereço: Avenida Joaquim Nabuco, 650, Varadouro.


Terça-feira (15) Local: Ação nos Terreiros – Terreiro de Pai Iguara de Oxum Horário: 8h às 17h Endereço: Rua Malaquias Felipe da Costa, 11 – Frogo – Cidade Tabajara.

Quarta-feira (16) Local: USF Alto do Cajueiro Horário: 8h às 17h Endereço: Rua Raimundo da Conceição, 300, Alto do Cajueiro.

Segunda-feira (21) Local: Policlínica da mulher de Peixinhos Horário: 8h às 17h Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 3673, Peixinhos.

Terça-feira (22) Local: USF Alto do Sol Nascente Horário: 8h às 17h Endereço: Rua dos Desejos, 99, Águas Compridas.

Quarta-feira (23) Local: Olinda Mais Saúde Horário: 8h às 17h Endereço: a definir Segunda-feira (28) Local: USF Vila Popular Horário: 8h às 17h Endereço: Rua Vital Brasil, 475, Vila Popular.

Terça-feira (29) Local: USF Beira Mangue I e II Horário: 8h às 17h Endereço: Rua Cinco, s/n, I Etapa, Rio Doce.


Quarta-feira (30) Local: USF Caixa D’ Água I e II Horário: 8h às 17h Endereço: Rua Francisco Gomes, s/n, Caixa D’Água.

A unidade itinerante facilita o atendimento para população e ajuda, sobretudo, no acesso das mulheres idosas e com deficiência. Para o atendimento, é necessário levar o cartão do SUS, documento de identidade e pegar a ficha que será distribuída por ordem de chegada. Além disto, os exames também podem ser feitos na Policlínica da Mulher Sony Santos, na Av. Presidente Kennedy, 3433 em Peixinhos, e na Policlínica da Mulher de Olinda, Avenida Joaquim Nabuco, 650, Varadouro. Outro local de atendimento é a Clínica DImagem, na Avenida Sigismundo Gonçalves, 150, também no Varadouro.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), ligado ao Ministério da Saúde, recomenda a realização do procedimento para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. As que estiverem fora dessa faixa, mas tenham histórico familiar ou parentes de 1º grau (mãe, irmã e avó) com histórico da doença, devem realizar os exames 10 anos após o ano do diagnóstico do câncer no parente. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.