impresso Novos colunistas estreiam no Diario de Pernambuco Especialistas renomados em suas áreas irão trazer informações relevantes e ajudar no combate às fake news

Por: Rosália Vasconcelos

Publicado em: 12/01/2019 11:45 Atualizado em:

Sérgio Xavier, Mozart Neves Ramos, Thales Castro, Rômulo Saraiva e Fábio Silva (Foto: Arte / Diario de Pernambuco)
Sérgio Xavier, Mozart Neves Ramos, Thales Castro, Rômulo Saraiva e Fábio Silva (Foto: Arte / Diario de Pernambuco)
O jornalismo diário com qualidade se faz com o tripé básico da informação: repórteres que trazem da rua notícias quentes de forma isenta, especialistas renomados em suas áreas para comentar os assuntos de interesse do leitor e debates de ideias a partir das mais diversas opiniões para que o cidadão possa formar a sua própria análise acerca da realidade. É pensando em oferecer ainda mais informação confiável e de qualidade que o Diario de Pernambuco inicia 2019 com uma nova e robusta equipe de colunistas, que vai trazer análises e abordagens exclusivas para contribuir no combate à desinformação e às fake news.

As mais diferentes áreas do conhecimento, como educação, previdência, relações internacionais, sustentabilidade e empreendedorismo social serão contempladas, em cada dia da semana, por um dos colunistas do novo time do Diario, com os assuntos mais quentes e relevantes do país e do mundo. Nas segundas-feiras, o jornalista e ativista ambiental Sérgio Xavier assinará a coluna Reinvenções Sustentáveis, que abordará como a economia, a indústria, o consumo e o próprio jornalismo precisam se reinventar para que saiam de um modelo antigo e se tornem sustentáveis. “Hoje há uma grande necessidade de contextualizar informações, ideias, os novos paradigmas que surgem e o que há de mais novo e avançado de forma a se integrar com as necessidades do leitor. Para isso, vou entrevistar pessoas, buscar as melhores fontes para cada tema que trarei, porque diante de tantas fake news e excesso de informação irrelevante, precisamos trabalhar com as fontes mais seguras do conhecimento”, defende Xavier.

Nas terças-feiras, a coluna Educação 4.0 será assinada por Mozart Neves, que atualmente é diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e já foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “As colunas irão abordar temas estratégicos para a educação brasileira, de forma a qualificar o debate nacional sobre esse pilar tão estratégico para o desenvolvimento de nosso país”, adianta Mozart.

A coluna Relações Internacionais será publicada sempre nas quartas-feiras pelo cientista político da República de Malta, no Recife, Thales Castro. “Os temas que vamos abordar serão vinculados à política internacional, à diplomacia, à política externa brasileira e também assuntos voltados para a segurança internacional, fazendo uma ponte interessante com análise crítica e contextualizada sobre relações internacionais e diplomacia”, explica o cônsul. 

No Espaço da Previdência, que será publicado sempre às quintas-feiras, o jornalista e advogado Rômulo Saraiva trará, no primeiro semestre, todos os temas envolvendo as mudanças previdenciárias que vêm sendo discutidas pelo governo federal via Medida Provisória (MP) e Proposta de Emenda Constitucional (PEC). “Entre os assuntos, temos a questão do direito adquirido e da expectativa do direito, as averbações de tempo e outros instrumentos possíveis para alguns grupos de pessoas fugirem da Reforma Previdenciária e da operação Pente Fino. Nosso objeto de análise será o Regime Geral da Previdência”, coloca Saraiva.

Nas sextas, o administrador e empreendedor social Fábio Silva assinará a coluna Voluntariado, Empreendedorismo Social e Engajamento Cívico. “Vou compartilhar as experiências, os encontros, os dados e os exemplos que tenho tido a oportunidade de descobrir pelo mundo afora. Tem muita gente fazendo o bem como profissão e isso é inspirador. Através da coluna, o leitor vai poder descobrir que pode ser mais do que “cliente” da sua cidade, estado ou país, e sim, protagonista. Tem muitas iniciativas tomadas por pessoas comuns que estão transformando realidades. Isso tem aberto muitas portas e oportunidades em vários segmentos”, enaltece Fábio.
Segundo ele, são exemplos de pessoas que desistiram de esperar pelo poder público e passaram a agir e, por isso, falar em responsabilidade social é fundamental nesse momento em que a sociedade tem sido bombardeada com notícias falsas. “A desinformação faz com que as pessoas desacreditem na verdade e percam a esperança no futuro. Por isso, é importante falarmos sobre o que é realmente relevante”, afirma o empreendedor social. 

SÉRGIO XAVIER
É jornalista, com formação em Comunicação Social, Telecomunicações e Eletrônica. É empreendedor de inovação tecnológica (InovSi - Porto Digital) e desenvolvedor de projetos de Economia Circular e Políticas Públicas Sustentáveis. É ativista ambiental e foi Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. 

MOZART NEVES RAMOS
Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. É graduado em Engenharia Química pela UFPE, com Pós-Doutorado em Química pela Politécnica de Milão (Itália). Foi professor e reitor da UFPE, Secretário de Educação de Pernambuco e membro do Conselho Nacional de Educação. Em 2008, foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. 

THALES CASTRO
É bacharel e mestre em Relações Internacionais pela Indiana University of Pennsylvania. É doutor em ciência política pela UFPE. É coordenador do curso de ciência política da UNICAP. É cônsul da República da Malta e preside a Sociedade Consular de Pernambuco.

RÔMULO SARAIVA
É jornalista e advogado especialista em Previdência pela Esmatra VI e Esmafe/RS, escritor, professor universitário, blogueiro, consultor jurídico, colunista e mestrando em Direito Previdenciário pela PUC/SP. E membro da Comissão de Seguridade Social da OAB/PE.

FÁBIO SILVA
É formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial. Possui mestrado em Teologia e atua na área do empreendedorismo social. É idealizador da Organização Não-Governamental Novo Jeito e criador das plataformas www.TransformaRecife.com.br e www.TransformaBrasil.com.br. É presidente da aceleradora e incubadora de ONGs, projetos sociais e negócios sociais Porto Social. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.