Ensino Superior Pedro Falcão toma posse de segundo mandato como reitor da UPE nesta sexta O professor foi reeleito para o quadriênio 2019-2022 por servidores, docentes e alunos da instituição, em eleições realizadas em setembro de 2018

Publicado em: 10/01/2019 21:03 Atualizado em: 10/01/2019 21:16

Pedro Henrique de Barros Falcão é bacharel em ciências biológicas pela UFRPE, mestre em ciências pela Fiocruz e doutor em ensino, filosofia e história das ciências pela UFBA. Foto: Peu Ricardo/DP.
Pedro Henrique de Barros Falcão é bacharel em ciências biológicas pela UFRPE, mestre em ciências pela Fiocruz e doutor em ensino, filosofia e história das ciências pela UFBA. Foto: Peu Ricardo/DP.
O professor Pedro Falcão será empossado nesta sexta-feira (11) como reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) para exercer o segundo mandato. A cerimônia será realizada na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (Fcap), na Madalena, Zona Oeste do Recife. Também tomará posse a vice-reitora da insittuição, Socorro Cavalcanti. Eles foram reeleitos para o quadriênio 2019-2022 por servidores, docentes e alunos da instituição, em eleições realizadas em setembro de 2018.

A UPE tem 15 campi e oferece 54 cursos de graduação. No primeiro mandato, os professores implantaram o Instituto de Inovação Tecnológica (IIT) e regulamentaram a dedicação exclusiva como regime de trabalho na universidade. O reitor inaugurou também os campi da UPE em Arcoverde e Serra Talhada, além do auditório e da clínica de psicologia da unidade de Garanhuns.

Pedro Henrique de Barros Falcão é bacharel em ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre em ciências na área de biologia celular e molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutor em ensino, filosofia e história das ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi presidente do Conselho Regional de Biologia da 5ª Região e coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; vice-diretor e diretor do campus Garanhuns e pró-reitor Administrativo da UPE. Entre abril e agosto de 2014, ocupou o cargo de secretário-executivo de ciência e tecnologia de Pernambuco.

Já Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem mestrado em bioquímica também pela UFPE e doutorado em biologia molecular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É professora associada com regime de dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas, Coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e diretora do Instituto de Ciências Biológica. Ocupou os cargos de vice-coordenadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde; de avaliadora do Ministério da Educação e Cultura e como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É sócia-ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, ambos da UPE. Também docente permanente do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.