Fiscalização Olinda terá nova central de videomonitoramento veicular Trânsito olindense contará, até o final de janeiro, com 18 câmeras de alta resolução

Por: Gustavo Carvalho - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/01/2019 14:40 Atualizado em: 03/01/2019 16:39

Espera-se que o sistema funcione em todo o território olindense até o final de janeiro. FOTO: Camila Pifano / Esp. DP  (Espera-se que o sistema funcione em todo o território olindense até o final de janeiro. FOTO: Camila Pifano / Esp. DP )
Espera-se que o sistema funcione em todo o território olindense até o final de janeiro. FOTO: Camila Pifano / Esp. DP
O município de Olinda passará a contar a partir desta semana com uma nova central de videomonitoramento do tráfego. A plataforma consiste na instalação de 18 câmeras de alta resolução, com capacidade de alcance de mais de 400 metros com nitidez, capazes de detectar em tempo real- além de infrações - se o veículo é furtado ou se o mesmo encontra-se inadimplente.

Nove câmeras já estão funcionando de forma educativa. Sete estão localizadas na avenida Presidente Kennedy, uma na Estrada do Caenga e outra na Estrada de Águas Compridas. Quando instaladas por completo, as câmeras começarão a autuar infrações conforme forem registradas. A ampliação para outros pontos da cidade já acontece ainda neste mês de janeiro.

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Jonas Ribeiro, a escolha dos locais foram definidos por apresentarem um grande número de acidentes e infrações. "As câmeras vão funcionar de domingo a domingo, com agentes de plantão das 06h às 22h. Com isso esperamos também reduzir a violência, gerando apoio e segurança para a população", acrescentou. 
Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, já conta com o novo sistema. FOTO: Camila Pifano / Esp. DP  (Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, já conta com o novo sistema. FOTO: Camila Pifano / Esp. DP )
Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, já conta com o novo sistema. FOTO: Camila Pifano / Esp. DP

Essa será uma ação conjunta com a Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal, totalizando um investimento de R$ 650 mil proveniente do Fundo Municipal de Trânsito. Ao todo, doze agentes de trânsito irão trabalhar na Central que ficará pronta até março deste ano. De acordo com a secretaria, as câmeras vão funcionar 24 horas diariamente, com maior precisão de alcance em comparação com as instaladas no Recife. 

Nos próximos dias, a Prefeitura de Olinda vai sinalizar os principais corredores, a exemplo da Avenida Presidente Kennedy e as suas transversais, com placas informando aos condutores que as vias estão sendo monitoradas.

De acordo com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, além de ser útil no dia a dia, o investimento será imprescindível na chegada do período de Carnaval. "Essas câmeras vão ajudar bastante na época carnavalesca. São mais de três milhões de pessoas que passam na cidade", destaca. 

Espera-se que, a partir de março deste ano, o sistema de monitoramento de trânsito e o da Polícia Militar sejam unificados. "Além do trabalho educativo, para coibir infrações de trânsito, o nosso objetivo também é o enfrentamento à criminalidade”, ressaltou Lupércio. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.