dp nos municípios Ateliês do Sítio Histórico vão unir arte e bom café A ideia é levar grupos de visitantes ou moradores do estado para conhecerem pintores e escultores da Cidade Alta

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/12/2018 09:15 Atualizado em:

Sérgio Vilanova está entre os nomes já definidos. Foto: Gabriel Melo / Esp. DP
Sérgio Vilanova está entre os nomes já definidos. Foto: Gabriel Melo / Esp. DP
Passar uma tarde em Olinda conversando com artistas plásticos e tomando um café nos ateliês deles é um desejo de turistas e pernambucanos que está perto de se tornar realidade. No próximo ano, a Associação dos Empreendedores do Sítio Histórico de Olinda (Aesho) pretende tirar do papel o projeto Café com Artistas. A ideia é levar grupos de visitantes ou moradores do estado para conhecerem pintores e escultores da Cidade Alta. Os participantes serão recebidos com uma mesa de café, onde degustarão tapiocas, bolos e outros quitutes comuns na mesa dos olindenses. 

A ação está em fase de captação de artistas interessados, que podem entrar em contato com a organização do projeto pelo telefone (81) 99928-6808. Entre os requisitos está ser morador e ter ateliê no Sítio Histórico, além de disponibilidade de horários para receber os grupos. A seleção vai levar em conta a diversidade de perfis dos artistas. Até o momento, dois já foram definidos: Iza do Amparo e Sérgio Vilanova. Para este, o projeto é uma oportunidade única tanto para o público quanto para os artistas. “É um momento para estreitar laços com as pessoas que gostam do trabalho que fazemos. Gosto de conversar, de explicar as obras”, afirma.

Além de visitar o habitat do artista, as pessoas poderão degustar quitutes e bebidas com a assinatura do café Estação Quatro Cantos, na Rua Prudente de Moraes. “Será uma experiência única e agradável. Nosso objetivo é fazer as visitas, com duração média de uma hora, para grupos de quatro pessoas”, explica a proprietária da Estação Quatro Cantos Galeria & Café e coordenadora do Café com Artistas, Ticiane Didier. 

Enquanto o projeto Café com Artistas não sai do papel, quem visita Olinda pode apreciar a bebida em outros estabelecimentos. Em Casa Caiada, por exemplo, o Café Zoco atrai clientes até de outros países, como Argentina e Alemanha. “Começamos em 2016, quando não havia a difusão do café especial em Olinda. Temos trabalhado para não só vender a bebida, mas para divulgar a cultura do café”, ressalta o barista Rodrigo Gonçalves. 
 
Roteiro de cafés em Olinda
Estação Quatro Cantos
Rua Prudente de Moraes, 440, Sítio Histórico

Café Zoco
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 1828, Casa Caiada

Olinda Café e Cervejaria 
Rua Tertuliano Francisco Feitosa, 45, loja 5, Casa Caiada

Bike Fit Café 
Rua de São Bento, 179, Sítio Histórico

Mr. Black
Shopping Patteo Olinda (piso L1) - Rua Eduardo de Morais, Casa Caiada

Ladrilho Café
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2280, Casa Caiada
Shopping Patteo Olinda (piso L1) - Rua Eduardo de Morais, Casa Caiada, Olinda


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.