Informação Passageiros do BRT e metrô saberão os horários de ônibus em tempo real Tecnologia só será possível através da ampliação da rede de fibra ótica na Região Metropolitana do Recife

Publicado em: 19/12/2018 21:37 Atualizado em:

 (Grande Recife Consórcio de Transporte/Divulgação.)
Usuários de ônibus comuns, BRT’s e metrôs estão mais próximos de ter informações atualizadas a respeito dos horários dos transportes coletivos da Região Metropolitana do Recife. Ontem, o governo do estado fez a entrega das estruturas de fibra ótica implantadas nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste. Na prática, 42 estações de BRT passarão a contar com telas de vídeo-monitoramento em tempo real, que irão informar a hora de chegada dos ônibus nas plataformas. O Grande Recife Consórcio não definiu a data que o serviço será ofertado para a população.

“Com esta novidade, o usuário poderá saber, em tempo real, quantos minutos o BRT levará para chegar, uma vez que a informação estará disponível no monitor presente à Estação e no aplicativo do Grande Recife que já está disponível para a população”, disse o diretor presidente do Consórcio, Ruy Rocha. O projeto é uma parceria entre o governo do estado e a Telebrás, com um investimento de R$ 15 milhões do Governo Federal. 

Além da implantação do material nos dois corredores de BRT, a estrutura de fibra ótica já havia sido instalada nos 140 quilômetro de malha do metrô do Recife. Com isso, os passageiros terão informações em tempo real das viagens dos BRT’s, como de todas as linhas do Metrô do Recife em suas plataformas. O serviço abrangerá também os 14 terminais de ônibus que fazem integração com BRT’s, melhorando a logística de deslocamento de quem precisa fazer baldeação na Região Metropolitana do Recife. 

De acordo com a Secretaria estadual de Cidades, com a estrutura é possível que o governo do estado possa oferecer internet Wi-Fi gratuita aos usuários das estações de BRT e dos terminais integrados. “Através das fibras óticas, além de enviar informações para uma só ou para todas ao mesmo tempo através de painéis e avisos sonoros, poderemos controlar dispositivos de abertura e fechamento de portas, ligar e desligar os equipamentos de ar-condicionado e  sistemas de som e luz. Tudo através do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) do Grande Recife”, explicou o secretário estadual de Cidades, Francisco Papaléo. A rede irá auxiliar o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) do Grande Recife. 

Como cada estação de BRT é equipada com quatro câmeras internas e uma externa, os equipamentos também irão transmitir ao vivo as imagens tanto para a Central de Monitoramento do Consórcio quanto para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), da Secretaria de Defesa Social. “Um dado importante é que toda a malha da fibra óptica está conectada à Central Tecnológica da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). Dessa forma, foi ampliada significativamente a abrangência de coberturas das redes de comunicação do Governo do Estado”, acrescentou a Secid. 

Para a implantação da fibra óptica nos dois corredores de BRT, foi aproveitada a infraestrutura de dutos que já existiam no local. Além de implantar toda a fibra óptica ao longo dos corredores, a Telebras realizou as obras necessárias para a finalização da estrutura existente. 

AMPLIAÇÃO - Desde o início da implantação dos corredores de BRT, a automatização dos dispositivos e a divulgação das viagens em tempo real eram serviços previstos. Para tanto, seria necessário a instalação das redes de fibra ótica e de aparelhos de GPS nos veículos, além de telas nas estações. Com a estrutura entregue hoje, o Grande Recife Consórcio poderá colocar em funcionamento todas as soluções tecnológicas previstas no projeto do Simop, permitindo o acompanhamento da operação das linhas do Sistema de Transporte Público do Recife e Região Metropolitana.

“Já começamos a automatizar o metrô há um tempo. Através dos corredores de BRT, esta rede de fibra ótica cruza vários municípios da Região Metropolitana. E muita coisa virá com essa estrutura. Por exemplo, ela nos dá a possibilidade de, no futuro, ampliar esta iniciativa para mais cidades do estado. Queremos levar internet boa e de baixo custo para todos”, comentou o presidente da Telebras, Jarbas Valente.

APP - A tecnologia também permitirá que os passageiros possam checar os horários dos ônibus via aplicativo de transportes Grande Recife. O app já está disponível para a população, em caráter experimental. Com ele, o usuário poderá conferir as opções de ônibus para chegar ao destino, o valor das tarifas, o horário das linhas, entre outras funcionalidades. Nesta primeira fase, o sistema identifica os veículos dos dois Corredores de BRT e toda a frota da empresa Globo. Passageiros podem enviar sugestões de melhorias no app.

O aplicativo também é uma ferramenta do Simop que vem sendo implantado pelo Consórcio como forma de acompanhar de perto o trabalho das empresas operadoras do transporte público na Região Metropolitana. O sistema está disponível para a Play Store e Apple Store.

Ao abrir o aplicativo Grande Recife, o usuário identifica um mapa das imediações onde se encontra e já consegue visualizar as primeiras paradas de ônibus. Na parte inferior da tela, o botão Como Chegar. Clicando nele, é possível inserir os endereços de origem e o de destino. Então, o sistema indica as opções de linhas, rotas e valores de passagem para chegar ao ponto desejado.

No canto superior esquerdo, há um menu que, além da opção Como Chegar, apresenta ainda os links Paradas, que identifica todos os pontos de ônibus da rua, informa as linhas que param nestes locais e horários oficiais de chegada dos veículos; Terminais, com todos os terminais integrados e de bairro da RMR; e Linhas, apresentando o itinerário, paradas e horários das linhas de ônibus.

No mesmo menu, o usuário pode ter informações gerais sobre as Empresas; saber o valor de cada uma das Tarifas praticadas nos transportes coletivos; pode sugerir novas linhas, itinerários ou relatar situações como queima de parada na Ouvidoria.

Como está em fase de testes, o app Grande Recife vai operar inicialmente com todas as linhas de BRT do Corredor Norte/Sul, são oito que ligam o município de Igarassu ao Centro do Recife; Corredor Leste/Oeste, são seis que ligam a cidade de Camaragibe ao Centro do Recife e todas as 20 da empresa Globo que operam na Zona Norte da capital. Com isso, mais de 270 ônibus são acompanhados e 2.200 viagens monitoradas diariamente.

SIMOP – o objetivo do Sistema é planejar, monitorar, otimizar, regular e fiscalizar as 25 mil viagens que são realizadas por dia no Recife e Região Metropolitana. A expectativa é de que, até o fim do ano, todas as linhas que circulam pela RMR sejam acompanhadas pelo aplicativo.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.