Solidariedade Grupo Doutores da Alegria encena Auto de Natal Hospital Barão de Lucena, Hospital Oswaldo Cruz e Procape, Hospital da Restauração e Imip vão receber apresentações do espetáculo natalino do Doutores da Alegria. Crianças de escolas públicas e idosos terão sessões especiais

Publicado em: 10/12/2018 10:08 Atualizado em: 10/12/2018 10:11

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Natal é tempo de confraternização, inclusive para os palhaços do Doutores da Alegria, que vão se reunir para apresentar o espetáculo Auto de Natal nos quatro hospitais públicos atendidos pelo grupo. As sessões encerram um ano de ações especiais em comemoração aos 15 anos da associação no Recife. Os cortejos natalinos pelas alas pediátricas começam sempre às 10h e, logo em seguida, os palhaços encenam a peça. Nesta segunda (10), o espetáculo será no Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga; na terça (11), os palhaços chegam ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz e ao Procape, em Santo Amaro; na quarta (12), a sessão será no Hospital da Restauração (HR), no Derby; e, na quinta (13), o encerramento das apresentações nos hospitais será no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), nos Coelhos. 

O nascimento do menino Jesus é contado através da linguagem do palhaço, encantando não só crianças internadas, mas também acompanhantes e equipe médica. O narrador da história é Dr. Lui (Luciano Pontes); Dra. MonaLisa (Greyce Braga) interpreta Maria e Dr. Dud Grud (Eduardo Filho) José. A menor Estrela Guia da qual já se teve notícia é Dra. Svenza (Luciana Pontual). Os Reis Magos são “Reis Magros”: Dr. Eu_zébio (Fábio Caio), Dr. Micolino (Marcelino Dias) e Dr. Gonda (Tiago Gondim). 

Há ainda os animais que ajudam a compor o presépio, mas são um pouco peculiares: Dra. Baju (Juliana de Almeida) é a ovelha, Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira) o burrinho; e Dra. Nana (Ana Flávia) ou Dr. Wago (Wagner Montenegro) vão se revezar como vaquinha. Além de burrinho, Dr. Marmelo é também anjo, ao lado de Dra. Musquita (Olga Ferrario). A peça vai contar com a participação do palhaço Maribondo, o sanfoneiro Johann Brehmer. 

O Auto de Natal 2018 vai ser ainda mais significativo, já que o elenco ganhou o reforço de quatro novos palhaços este ano: Dr. Gonda, Dra. Musquita, Dra. Nana e Dr. Wago, que estão em treinamento desde o fim do primeiro semestre. Agora, o elenco do Doutores da Alegria conta com 13 palhaços, incluindo Arilson Lopes (Dr. Ado), coordenador artístico da unidade Recife, que assina a direção do espetáculo. A produção executiva é de Nice Vasconcelos. 

Exposição no Hospital Barão de Lucena - A sessão de estreia do Auto de Natal no Hospital Barão de Lucena vai coincidir com o encerramento da exposição Doutores da Alegria Recife – 15 anos, que foi inaugurada no Bairro do Recife em setembro, mês de aniversário da associação na capital pernambucana, e depois percorreu os quatros hospitais atendidos pelo grupo.

Com curadoria da fotógrafa e professora Renata Victor, a mostra reúne 15 imagens, espalhadas por biombos de hospitais, registradas por fotógrafos que acompanharam o trabalho do Doutores da Alegria ao longo desses anos de atuação continuada. Para escolher as imagens que iriam compor a exposição, Renata Victor se debruçou sobre um acervo de mais de mil fotografias. 

Sessões especiais – Além das apresentações nos hospitais, o Auto de Natal será encenado para o público em geral no Teatro Barreto Júnior, na sexta-feira (14), às 10h, com entrada gratuita. Alunos de escolas públicas e projetos sociais do bairro do Pina também vão acompanhar esta sessão. 

Pela primeira vez, o Auto de Natal será encenado também para idosos. No dia 15, às 15h, a sessão será no Instituto Padre Venâncio, no Bairro da Várzea. Já no dia 19, às 15h, o Abrigo Cristo Redentor, em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, recebe a apresentação da peça. 

Agenda de apresentações: 

10/12 – 10h – Hospital Barão de Lucena 
11/12 – 10h – Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape 
12/12 – 10h – Hospital da Restauração 
13/12 – 10h – Imip 
14/12 – 10h – Teatro Barreto Júnior 
15/12 – 15h – Instituto Padre Venâncio 
19/12 – 15h – Abrigo Cristo Redentor 

Doutores da Alegria: 
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em hospitais públicos e ambientes adversos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação foi inspirada no trabalho do Big Apple Circus, de Nova York. Há 27 anos no Brasil, já realizou mais de 1,7 milhão de intervenções junto a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. 

A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas. 

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria 

O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.