educação Feira gratuita debate dificuldades no ensino público. Confira programação Primeira edição do evento, idealizado pela Fundação Joaquim Nabuco, acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/12/2018 11:00 Atualizado em: 08/12/2018 11:23

Foto: Divulgação / Fundaj
Foto: Divulgação / Fundaj
A primeira edição Feira de Educação abre as portas da Fundação Joaquim Nabuco para debater questões presentes em diferentes níveis da educação pública. Atividades como palestras, cursos, exposições e apresentação de novos projetos para a educação se dividem na programação durante todo o evento, gratuito, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro na Fundaj/Derby, sede da Escola de Inovação em Políticas Públicas (EIPP), da Diretoria de Formação da Fundaj. 
 
Na condição de escola que estuda a educação, a EIPP preparou uma roda de conversa para trocar projetos e demandas que surgem em sala. Os alunos da Especialização em Políticas Educacionais e Inovação vão apresentar as propostas que conceberam durante as aulas. “A proposta do evento é fazer uma imersão em educação, dialogando tanto com gestores quanto com a sociedade civil sobre os desafios encontrados no ensino.” Explica Tiago Levi, Diretor da Diretoria de Formação (Difor).
 
 
Convidados 
 
A iniciativa recebe gestores, professores, alunos, representantes do Ministério da Educação, da Universidade Federal de Pernambuco e de secretarias de educação para trocar experiências e propor soluções. Um deles é Herbert Lima, Secretário de Educação do município de Sobral, no Ceará, reconhecido nacionalmente como um case de sucesso na educação. Ele ministra no primeiro dia de evento uma palestra sobre a experiência educacional e ações mais recentes no município, como implantação de laboratórios de fabricação digital em escolas municipais.

"Será um evento de grande importância para interessados em educação, inovações e políticas públicas", atesta Herbert Lima. Com 48% das crianças até 7 anos não alfabetizadas, o município do Ceará, Sobral enfrentava um problema na rede pública. Para mudar essa situação, a cidade cearense apostou em um plano de gestão diferenciado. Focou na erradicação do analfabetismo, na redução da evasão escolar e investiu na valorização do professor. O modelo educacional teve sucesso e virou modelo para o projeto nacional de ensino. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Sobral já superou a meta federal prevista para 2021, de 6,1 pontos. Em Sobral, 51,76% de pessoas são vulneráveis à pobreza, têm renda domiciliar per capita igual ou inferior a R$ 255 mensais.

As palestras, ministradas nos dois dias, trazem temas recorrentes como a tendência do Ensino a Distância (EAD) e os desafios da inovação governamental. O pesquisador Pedro Cavalcante, especialista em administração pública do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) é um dos convidados. Ele acredita que a educação é um setor que se modifica constantemente como a própria sociedade, por isso, gestores e educadores sempre precisam se adequar a esse dinamismo. “Eventos de aprendizagem como a Feira de Educação são fundamentais para fomentar o diálogo sobre boas práticas, formação de redes, e fazer contatos com conhecimentos multidisciplinares.”
 
Mais atividades
 
Outra atração será a mostra Feira dos Municípios, que reúne os municípios que tiveram intervenção dos cursos de especialização da EIPP para apresentar trabalhos inovadores desenvolvido lá. O município de Feira Nova, vencedor do Desafio Município Inovador de 2017, traz o secretário de educação Claudson Vieira para falar sobre os investimentos que fez com o prêmio para o município.

O evento também contará com uma barraca do Livro de Coração, outra ação da Fundaj. Nela estarão 400 livros da Editora Massangana para doação. Além disso, a orquestra do Movimento Pró-Criança fará uma apresentação cultural no segundo dia às 17h.

 
Confira a programação completa: 
 
Dia 10 de dezembro 

8h30 - Credenciamento 
9h - Abertura
9h30 às 11h - Palestra: Experiência educacional da rede municipal de Sobral - Herbert Lima - Secretário de Educação de Sobral (CE)

11h às 12h - Apresentações de projetos internos da EIPP
DMI - Município de Feira Nova
Projetos de Intervenção - alunos da especialização
Aloísio Magalhães/ Fundaj Campus Derby

13h às 17h
Curso 1 - Coreografias Didáticas
Auxiliadora Padinha (UFPE)
Sala: TEAL Maior
Curso 2 - IPEA - Inovação Governamental: tendências e desafios - Pedro Cavalcanti (IPEA)
Sala: TEAL Maior 

14h às 16h30 - Apresentação dos projetos dos alunos
Auditório: João Cardoso Ayres
- Cultura Maker
- Programa de Alfabetização e letramento: nenhum leitor a menos
- Contraturno Maneiro, Vivências em artes, cultura e educação
- Psicomotricidade nas práticas escolares: Caixa Pedagógica
- Educação Inclusiva: Direito de todos

16h às 17h - Roda de conversa com EIPP - Projetos e demandas
Sala: LEGO

14h às 16h30 - FEIRA DOS MUNICÍPIOS - MOSTRA PARALELA
Nazaré da Mata
O fantástico mundo da leitura/Mãe África, Pai Brasil! S.A TV ligado em você
Cabo de Santo Agostinho
Núcleos de Língua do Cabo de Santo Agostinho e Programa pela Paz
Recife 
FUNDAJ
Livro do Coração 
Exposição Multilab - FUNDAJ
Sala: Arquibancada

17h - Apresentação Cultural e coquetel - Coral do Movimento Pró-criança 
Pátio 
 
Dia 11 de dezembro 
 
8h30 - Mostra Institucional FUNDAj

9H às 12H - Tendências em EAD: Inovação e Democratização no cenário nacional - Andrea Filatro 
Sala: Aloísio Magalhães
Inovação no setor público - Pedro Cavalcante (IPEA)
Sala: Aloísio Magalhães

13h às 17h
Curso 1 - Coreografias Didáticas
Auxiliadora Padilha (UFPE)
Sala: TEAL Maior
Curso 2 - IPEA - Inovação Governamental: tendências e desafios - Pedro Cavalcante (IPEA)
Sala: TEAL Menor

14h às 16h30 - Apresentação dos Projetos dos alunos
Auditório: João Cardoso Ayres
- Centro de Empregabilidade e Carreira
- Quanto custa uma Escola Pública?
- Protagonismo Juvenil no Enredo pela Paz
- Projeto e Instrumentalização para Avaliação de Impactos da Justiça Restaurativa: no combate às violências de gênero na escola

16h às 17h - Roda de conversa com a EIPP - Projetos e demandas
Sala: EGO
FEIRA DOS MUNICÍPIOS - MOSTRA PARALELA
Tracunhaém
Cidade de belas artes: ler, contas e encantar, é só começar! e Festival Literário caseando ideias!
Olinda
Gestão de trilhas da integralidade e Circuito musical nas escolas municipais de Olinda
FUNDAJ
Livro de Coração
Exposição Multilab - FUNDAJ
Sala: Arquibancada

17h - Apresentação Cultural da Orquesta Movimento Pró-criança
Pátio Interno

19h - Cerimônia certificação dos alunos da Especialização em Estatísticas Sociais
Sala: Aloísio Magalhães 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.