Educação Fundaj oferece quatro especializações e onze cursos de curta duração de forma gratuita As aulas são promovidas pela Escola de Inovação e Políticas Públicas da instituição

Publicado em: 06/11/2018 14:12 Atualizado em: 06/11/2018 14:14

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), está com inscrições abertas para quatro especializações e onze cursos de curta duração. Os cursos de pós-graduação ofertados são na área de educação, museologia e direitos humanos, já os de curta duração fazem parte da segunda edição dos Cursos de Verão e estão divididos em três eixos: Justiça Restaurativa, Inovação e Política e Sociedade. Todas as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.fundaj.gov.br. 

Dentre as quatro pós-graduações ofertadas, a Especialização em Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas na Educação tem trinta vagas destinadas a educadores. O curso tem o objetivo de desenvolver um processo de formação dos profissionais da rede pública a fim de melhor a educação básica.

Uma segunda pós-graduação é o Curso de Especialização em Políticas Educacionais e Inovação, também com educadores como público-alvo. Ela busca desenvolver projetos de intervenção que procurem integrar a comunidade e os pais com o ambiente escolar através da inovação das políticas públicas de educação. Os alunos terão seus projetos implementados ainda no primeiro semestre para, em seguida, avaliar os efeitos dessas políticas educacionais.

Já a pós-graduação Curso de Especialização em Museus, Identidades e Comunidades tem o objetivo de formar especialistas capazes de desenvolver atividades integradoras dos museus junto às comunidades, atuando em ecomuseus, museus comunitários e iniciativas comunitárias de memória e patrimônio.

Por fim, o Curso de Especialização em e para os Direitos Humanos, Educação e Justiça Restaurativa oferece 30 vagas, distribuídas entre candidatos que apresentarem um pré-projeto dentro das temáticas: Direitos Humanos, Educação e Justiça Restaurativa na Escola; Direitos Humanos, Educação e Mídias Sociais; Direitos Humanos, Educação e Linguagens; Justiça Restaurativa na Escola e Prevenção à Violência; Justiça Restaurativa na Escola e Políticas Públicas; Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Políticas Públicas.

Cursos de Verão
Os onze cursos de curta duração ocorrem entre 19 de novembro e 26 de dezembro com o objetivo de debater e envolver a sociedade em temas atuais e relevantes. Na primeira temática, serão ofertados três cursos: Introdução à Justiça Restaurativa na Escola para uma Cultura de Paz, Comunicação Não Violenta (CNV) e Justiça Restaurativa na Escola e Introdução à Educação Sistêmica. 

Dentro de Inovação, cinco cursos estão com as inscrições abertas, são eles: Design thinking para educação, Comunicação e uso das mídias em sala de aula, Práticas inovadoras e a integração de tecnologias na sala de aula, Teatro da presença social: A teoria U em movimento e Elaboração de projetos. Para a categoria de Política e Sociedade, os interessados podem escolher entre duas opções: Emoções políticas: afetos, instituições e esfera pública e O Ser Político.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.