Direitos Humanos Formação para Defesa de Direitos para as Religiões de Matriz Afro-Indígena

Publicado em: 06/11/2018 09:27 Atualizado em:

O Coletivo de Juristas Negras de Pernambuco realizará na próxima quarta-feira (7), no Terreiro Axé Talabi, na Região Metropolitana do Recife, uma formação para a defesa de direitos para as religiões de matriz afro-indígena. A proposta visa contribuir com o fortalecimento sócio-jurídico dos terreiros de religião de matriz afro-indígena no acesso ao sistema de segurança e justiça brasileiro para o enfrentamento do racismo religioso. Pernambuco tem sido palco de diversas cenas de violência religiosa direcionada aos povos tradicionais de terreiro, em sua grande maioria, cenas protagonizadas por integrantes de religiões neopentecostais, inseridos em diversos espaços da sociedade. 

Em fevereiro deste ano, um episódio protagonizado pela vereadora Michelle Collins em que a parlamentar agredia o orixá Iemanjá resultou na instalação de uma representação por vários terreiros da região metropolitana junto ao Ministério Público de Pernambuco. Outras situações de violência religiosa ocorrem com freqüência no estado, variando entre denúncias por perturbação do sossego, degradação ambiental e até casos de violência física e patrimonial. Tais acontecimentos confirmam os indicativos do Disque 100, que atesta que só nos anos de 2016 e 2017 os casos de violência motivados por racismo religioso atingiram um aumento de 600% no País inteiro, realidade na qual Pernambuco encontra-se inserido. 

A programação do encontro consta de uma palestra no período da manhã, com o professor Doutor em Direito e Advogado, Ilzver Matos de Oliveira, e a tarde será o momento de discussões entre os participantes para conhecimento do marco jurídico para proteção de direitos do povo de terreiro. A disponibilidade é de cem vagas, sendo 80 para participantes de comunidades de terreiros e 20 para juristas e estudantes de direito interessados no tema. O Terreiro Axé Talabi está localizado na rua Orobó, nº 257, em Paratibe, Paulista.

As inscrições são gratuitas e para participar o interessado deve preencher a ficha de inscrição disponível no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1T0wk90ievcxE4N55cb8-OIBR6nI8Xzl1EZZflVcjSxEGig/viewform?fbclid=IwAR100uUlaIYR7XDNictFusu9owqhgZ5UPJkapo4ZvO2xeryQ5zYclr5Htio

Maiores informações pelo email: juristasnegraspe@gmail.com


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.