Limpeza Cemitérios de Olinda e Recife prontos para o dia de Finados Funcionários estarão de plantão nesta sexta para ajudar as pessoas a localizar os jazigos dos parentes. Também haverá celebração religiosa em alguns cemitérios

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/10/2018 10:08 Atualizado em: 31/10/2018 10:20

Em Santo Amaro, no Recife, haverá missa às 10h, celebrada pelo arcebispo dom Fernando Saburido. Imagem: Arquivo/DP
Em Santo Amaro, no Recife, haverá missa às 10h, celebrada pelo arcebispo dom Fernando Saburido. Imagem: Arquivo/DP

Com a proximidade do dia de finados, nesta sexta-feira (2), a Prefeitura do Recife, intensificou os serviços de manutenção dos cemitérios públicos da cidade. Desde a última terça-feira, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) faz mutirão de limpeza nos cemitérios de Casa Amarela, Santo Amaro, Parque das Floires, Tejipió e Várzea. A expectativa da prefeitura é de cerca de 50 mil pessoas circulem nos cemitérios durante o dia de Finados. 

Na sexta-feira, a Emlurb estará de plantão, reforçando o esquema de serviço a partir das 6h até as 22h. Um total de 230 funcionários estarão trabalhando para atender a população, que for visitar seus parentes mortos. A equipe estará junto com a administração dos cemitérios, orientando as pessoas que precisarem de ajuda para localizar jazigos e ossuários. 

Durante o dia , também haverá celebrações religiosas em alguns dos cemitérios. No Parque das Flores, Santo Amaro e na Várzea estão programadas recitação do terço, às 9h, seguida de missa, às 10h. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrará às 10h, missa solene, na capela central do Cemitério de Santo Amaro, no centro, e às 16h, na capela do Parque das Flores. No cemitério de Santo Amaro, tambpem está programada a apresentação de músicos do Conservatório Adventista, que pela terceira vez participam do dia de Finandos. Os músicos estarão no cemitério das 7h às 17h. 

Cemitério público de Águas Compridas, em Olinda, ganhou pintura especial. Foto: Divulgação
Cemitério público de Águas Compridas, em Olinda, ganhou pintura especial. Foto: Divulgação

Em Olinda, a prefeitura também fez uma força-tarefa para capinar, limpar, pintar, podar e iluminar melhor seus cemitérios.  A novidade deste ano está na intervenção artística promovida no Cemitério de Águas Compridas, recebendo o trabalho de grafitagem do artista plástico Carlos André. A programação religiosa já iniciou desde a última quarta-feira (30), com missas e cultos evangélicos. Durante toda sexta, estão programadas homenagens, os dois espaços também receberão apresentações musicais, promovendo o conforto e o bem-estar para os visitantes.

As imagens estão sendo produzidas nos muros externos e trazem temas ligados a natureza, com a adoção de cores e traços que reproduzam a paz. De acordo com o autor, a proposta é de oferecer um clima de tranquilidade e resignação. O trabalho de conservação também conta com a parceria da comunidade, por meio da recuperação dos túmulos e jazigos particulares.  As medidas incluem, ainda, um trabalho educativo com a proposta de conscientização para coibir pichações e depredações. Para o feriado de finados, a gestão municipal montou um esquema especial de limpeza, que terá início às 6h, estendendo-se durante todo o dia. Todas as ações estão sendo coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura de Olinda.

As equipes vão atuar dentro e fora dos cemitérios, cobrindo também as ruas do entorno. No circuito religioso, as missas e cultos serão realizadas nos horários das 7h, 8h, 9h e 16h, conforme a programação a seguir. As apresentações trarão violinistas e grupos de canto com a finalidade de abrilhantar o dia de homenagens aos entes queridos. Os funcionários estarão à disposição dos visitantes, na administração dos cemitérios, oferecendo ajuda para a localização dos jazigos e ossuários, assim como as demais orientações.
 
PROGRAMAÇÃO RECIFE 

Cemitério de Santo Amaro
R. do Pombal, s/n – Santo Amaro (81) 3355-6827

7h – Missa
9h – Recitação do Terço dos Homens
10h – Missa (Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife)
12h – Missa (Pe. Antônio Diego, pároco de Santa Maria Mãe de Deus, Macaxeira)
15h – Recitação do Terço dos Homens
16h – Missa (Pe. João Crisóstomo, capelão do cemitério)
 
Cemitério Parque das Flores
Av. Liberdade, s/n – Tejipió: (81) 3355-6832

8h – Missa (Dom Limacêdo Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese)
11h – Missa (Mons. Sérgio Pereira, vigário episcopal)
14h – Missa (Pe. Irismar Farias, administrador paroquial de São João Batista, Sancho)
16h – Missa (Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife)
 
Cemitério Morada da Paz
Avenida Rodolfo Aureliano, 2118 – Vila Torres Galvão, Paulista (81) 3301-5602

09h – Missa
11h – Culto
13h – Palestra Espírita
16h – Missa
17h – Encerramento



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.