Educação Prefeitura reabre inscrições para o ProJovem Urbano O programa é voltado a quem deseja concluir o Ensino Fundamental e obter qualificação profissional, com certificação pelo SENAC

Publicado em: 25/10/2018 11:55 Atualizado em:

A Prefeitura do Recife reabriu as matrículas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano), que é voltado a quem deseja concluir o Ensino Fundamental e obter um certificado profissionalizante para se inserir no mercado de trabalho. A PCR em parceria com o Ministério da Educação oferece 2000 vagas para jovens de 18 a 29 anos, distribuídas em 46 escolas da rede municipal de ensino do Recife. Este ano, os interessados poderão reservar vagas através do  www.recife.pe.gov.br/matriculaonline pelo computador, tablet ou celular,  que depois serão validadas presencialmente no Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto de Santa Terezinha).
 
 A formação do ProJovem dura um ano e meio, com aulas de segunda a sexta, das 18h às 22h. Além de cursar as disciplinas do Ensino Fundamental o programa oferece qualificação profissional, certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac),mas, este ano, o programa não vai oferecer a bolsa-auxílio de R$ 100 aos alunos. Para a matrícula é necessário documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.
 
No site, o sistema mostra as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. O atendimento é prioritário para os residentes no entorno das unidades de ensino onde as vagas estão sendo pleiteadas. Ao confirmar a unidade de ensino escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à escola pela qual optou com os documentos e confirmar a inscrição. A matrícula é imediata. Na ocasião, deverá levar o comprovante de reserva de matrícula (ou o número de protocolo gerado no ato da reserva), cópias e originais dos documentos citados a cima.
 
Nos cursos de profissionalização, os alunos recebem formação em administração, alimentação e turismo. Já o aluno que escolher cursar a área de turismo e hospitalidade terá cursos de organização de eventos, ajudante de garçom (cumim), recepcionista de hotel e monitor de turismo local. Quem optar pelo curso de administração vai receber a qualificação de arquivador, almoxarife, office boy e auxiliar administrativo. Quem escolher a área de alimentação vai estar apto  a trabalhar como chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadoria e vendedor ambulante.
 
Diretor-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais destaca mudanças importantes no programa deste ano. “Além das matrículas online, que vai facilitar a vida dos estudantes, também estamos com uma parceria com o Senac, que vai ser responsável pela certificação dos nossos alunos. Este ano também temos muito mais escolas disponíveis e, havendo demanda, aPrefeitura está preparada para abrir turmas em outros espaços como associações, empresas, etc”, pontua o Diretor.
 
Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs), além das unidades do Compaz Ariano Suassuna e Eduardo Campos. Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Em caso de dúvida, os estudantes podem ligar para o 3355-5949. O atendimento é das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é enviar e-mail para projovem.ser@gmail.com.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.