Água Integração de sistemas de abastecimento na RMR permite ampliação da oferta de água para Olinda Nova adutora transportará água do Sistema Alto do Céu, no Recife, para 11 bairros

Publicado em: 25/10/2018 11:43 Atualizado em: 25/10/2018 11:48

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A integração dos sistemas de abastecimento é uma das ações planejadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a médio e longo prazos, para aumentar e equilibrar a oferta de água para toda população da Região Metropolitana do Recife. Na Rua Nigéria, bairro de Peixinhos, em Olinda, a Compesa está tocando uma frente de serviços para implantar uma nova adutora, com sete quilômetros de extensão, que vai ampliar o fornecimento de água para 11 bairros olindenses.
Quando estiver pronta, essa adutora terá a função de transportar até 300 litros de água, por segundo, a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto do Céu, localizada no Recife, para reforçar o abastecimento de 80 mil olindenses, concluindo assim mais uma etapa de integração do complexo hídrico da RMR. A obra recebe um investimento de R$ 9,5 milhões, recursos do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, e será concluída no prazo de 18 meses.

Esse trabalho de integrar sistemas teve início com a operação do Sistema Produtor Pirapama, que aumentou em 50% a produção de água para a RMR, acabando com o rodízio nas áreas planas da cidade do Recife. O planejamento da Compesa prevê eliminar o racionamento em toda essa região até o ano de 2045.

“Porém dentre os desafios, temos o de levar água para as áreas de morros do Recife e para a Região Metropolitana Norte, como por exemplo, a cidade de Olinda. Para conseguirmos transferir essa oferta de água do Sistema Alto do Céu para a área Norte da RMR, foi prevista, primeiramente, outra obra, a Duplicação da Alça Norte, que permitirá levar parte da vazão do Sistema Pirapama para essa região do Recife (incluindo os morros), que hoje recebe água dos Sistemas Tapacurá e Alto do Céu. Vamos fazer uma compensação, graças ao trabalho de integração dos sistemas”, explica o gerente de Obras da Compesa, Rafael Ramos.
 
A implantação da nova adutora a partir do Sistema Alto do Céu vai garantir uma oferta de água suficiente para abastecer, todos os dias, os bairros dos Bultrins, Monte, Guadalupe, Amparo, Barreira do Rosário, Bonsucesso, 7º R.O, Jardim Fragoso, Bairro Novo, Casa Caiada e Alto da Mina.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.