Religião Assembleia de Deus encerra comemorações do centenário com culto na Arena Mais de 55 mil pessoas são esperadas para celebração, que contará com apresentação de coral com 2.100 vozes e orquestra com 201 músicos

Publicado em: 18/10/2018 11:14 Atualizado em: 18/10/2018 11:23

Evento realizado no ano passado, lotou a Arena de Pernambuco. Imagem: Divulgação
Evento realizado no ano passado, lotou a Arena de Pernambuco. Imagem: Divulgação

Neste sábado (20), a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco encerra as comemorações do centenário com mais um culto na Arena de Pernambuco. As homenagens começaram há um ano, com celebração semelhante, lançamento de livro histórico e bíblia comemorativa. 

Este ano, o público esperado dentro da Arena será maior do que no ano passado: 55 mil pessoas. A maior parte, 45 mil, ficará acomodada nas arquibancadas. Dez mil pessoas ficarão no campo, que será coberto para não prejudicar o gramado. Em 2017, o público foi de 51.350 pessoas, atual recorde da Arena. 

Todos os participantes já receberam a pulseira de acesso ao evento gratuitamente nas congregações que frequentam em suas cidades. Não haverá distribuição de ingressos no dia da celebração, mas toda a programação será transmitida ao vivo pela Rede Brasil de Comunicação, no canal 14, a partir das 14h. 

A celebração oficial será conduzida pelo pastor presidente, Ailton Alves, a partir das 18h. No palco, montado na área norte do campo, haverá a presença de 400 pastores de todo o Brasil. Os portões serão abertos para o público em geral a partir das 9h. Às 13h, haverá o culto de abertura. Um coral com 2.100 vozes - 300 a mais que no ano passado, vai se apresentar durante a celebração, junto com uma orquestra com 201 músicos. Todos membros das igrejas distribuídas em todo o Estado. 

Ao todo, mais de três mil voluntários participam da organização do evento, atuando na logística, segurança e recepção dentro e fora da Arena. 

Mobilidade 
Ao todo, 1.138 ônibus virão de todo o Estado para trazer os fieis que vão participar da celebração. Para evitar congestionamentos na BR 408, os veículos chegarão em horários pré-determinados, divididos entre 9h e 15h. Assim como aconteceu no ano passado, em cinco acessos à Arena serão montados Pontos de Verificação Veicular, por onde passarão apenas veículos credenciados. 

Segurança e Atendimento Médico 
Devido à quantidade de pessoas no estádio, serão montados três postos de saúde, com o apoio de 5 ambulâncias equipadas com UTI. Em todas as unidades haverá o suporte de médicos, enfermeiros e 50 bombeiros civis. O evento contará com o apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, que administra a Arena de Pernambuco, e com equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Grande Recife Consórcio de Transporte e CBTU. 

Presença da filha dos fundadores da igreja
 
No ano passado, a filha mais velha dos missionários Joel e Signe Carlson, fundadores da igreja, participou da cerimônia de abertura do centenário. Aos 97 anos, Ruth Carlson é a única descendente viva do casal que mora no Brasil. Ela se disse emocionada em ver o crescimento do legado deixado pelos pais. Este ano, ela deve participar novamente da celebração. 

Livro histórico, Bíblia comemorativa e exposição de fotos também fazem parte da celebração do centenário 

Como parte das comemorações pelo centenário da Assembleia de Deus, foi lançado um livro que conta a história da igreja, pela editora Bereia. Uma Bíblia comemorativa também foi editada, contendo fotos e fatos sobre o centenário da IEADPE. Além disso, 160 fotos inéditas, cedidas por pastores, missionários e membros da igreja, está em exposição no pátio do Templo Central, localizado na Avenida Cruz Cabugá, no Recife. 

História: 
A Igreja evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco possui membros em todas as cidades do Estado. Foi fundada em 24 de outubro de 1918, durante um culto realizado no meio da Rua Velha, no bairro da Boa Vista, liderado pelos  missionários suecos Joel e Signe Carlson. Além das atividades religiosas e missionárias, a IEADPE administra também projetos sociais por todo o Estado, como o Projeto Samuel, que atende mais de 4 mil crianças com atividades extra-curriculares na RMR, e o CERELF, em Petrolina, que atua na recuperação de dependentes químicos. Atualmente, a igreja é liderada pelo Pastor-Presidente Ailton José Alves, que ocupa o cargo desde 1998. 

Números: 
Público - 55.000 pessoas 
Nas arquibancadas: 45.000 pessoas 
No campo coberto: 10.000 pessoas 
Ônibus fretados: 1.138 ônibus 

Horário de chegada dos ônibus: 
Das 9h às 10h - 24 ônibus 
Das 10h às 11h - 135 ônibus 
Das 11h às 12h - 324 ônibus 
Das 12h às 13h - 305 ônibus 
Das 13h às 14h - 197 ônibus 
Das 14h às 15h - 141 ônibus 

Saúde: 
3 postos médicos 
5 ambulâncias com UTI, médicos, enfermeiros 
50 bombeiros civis 

Serviço: 
Cerimônia do centenário da Assembleia de Deus 
Data: 20 de outubro de 2018 
Local: Arena de Pernambuco 
Abertura dos portões: 9h 
Culto Oficial: 18h 
Celebração: Pastor Ailton Alves 
Entrada gratuita, mediante cadastramento prévio nas igrejas. 
Transmissão ao vivo através da Rede Brasil (Canal 14) a partir das 13h 
Ensaio geral para entradas ao vivo: Sexta (19) a partir das 18h 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.