Nesta segunda Ameciclo leva projeto "Meu Chinelo Não é Freio" para Beberibe A ação espera um público de aproximadamente 50 ciclistas

Publicado em: 15/10/2018 11:53 Atualizado em: 15/10/2018 11:55

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Nesta segunda-feira (15), a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife - Ameciclo realizará a segunda edição do projeto "Meu Chinelo Não é Freio", a partir das 16h no bairro de Beberibe, no cruzamento das avenidas Beberibe com a Professor José dos Anjos. Cinco mecânicos estarão disponíveis até as 19h realizando aplicação gratuita do freio nas bicicletas dos ciclistas que geralmente não têm recursos para fazer manutenção regular das magrelas. A ação espera um público de aproximadamente 50 ciclistas. Essa é a segunda edição do projeto, que foi realizado pela primeira vez em 2014 no Parque Santana. 

O público-alvo são ciclistas que andam sem freio, uma vez não têm condições de fazer a troca regular do conjunto dos equipamentos, e, por isso, acabam freando colocando o chinelo no pneu traseiro. É a partir dessa situação que surge o nome do projeto. Caso haja necessidade, os voluntários também podem realizar instalação de outros equipamentos de segurança, como campainhas e adesivos refletivos, e fazer uma rápida revisão nas bicicletas, com troca de pedais, manoplas, selins etc, de modo gratuito.

Segundo Roderick Jordão, coordenador da Ameciclo e um dos organizadores da ação, a escolha do bairro de Beberibe se deu pelo alto número de ciclistas registrados na última contagem realizada no local, em 2013, com cerca de 3,5 mil passantes durante todo o dia. “Além de atuar diretamente na segurança, o projeto também é uma forma de dar a ver que boa parte dos ciclistas da nossa cidade são trabalhadores que utilizam suas bicicletas para se locomover, mas, muitas vezes, não têm condições financeiras mínimas para fazer manutenção, trocar freios, colocar outros itens de segurança. As políticas públicas também precisam atentar para esse perfil histórico de ciclistas do Recife”, aponta Jordão.

Sobre a Ameciclo

A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife tem como principais eixos de ação o fomento ao uso de bicicletas e a democratização das vias públicas. Nesses termos, pretende atuar politicamente por meio de atividades educacionais, desportivas e culturais em um único mosaico cuja prioridade é a conscientização do caráter público do tecido urbano e a necessidade de humanizá-lo por meio da convivência pacífica entre as diferentes modalidades de transporte.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.