Religião Igreja celebra Dia de São Francisco nesta quinta Na Arquidiocese de Olinda e Recife, algumas paróquias promovem a festa de São Francisco com tríduos e novenas, celebrações eucarísticas e bênçãos dos animais

Publicado em: 02/10/2018 12:26 Atualizado em: 02/10/2018 12:35

Imagem: Bernardo Dantas/DP/Arquivo
Imagem: Bernardo Dantas/DP/Arquivo

Nesta quinta-feira (4), comemora-se o Dia da Natureza. Neste dia, em todo o mundo, a Igreja celebra o Dia de São Francisco de Assis, propagador da paz e do bem, o santo protetor dos animais, exemplo de humildade e servidão. São Francisco de Assis nasceu na Itália e ficou conhecido como padroeiro da ecologia e protetor dos animais. Morreu e foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, algumas paróquias promovem a festa de São Francisco com tríduos e novenas, celebrações eucarísticas e bênçãos dos animais.

O Convento de São Francisco, em Olinda, realiza tríduo preparatório de 4 a 6 de outubro, com missa festiva no dia 7 de outubro (ver programação completa e horários no final da matéria).

O tema da festa, este ano, é “Senhor, fazei de mim instrumento de Vossa Paz”. O guardião do Convento, frei Rogério Lopes, lembrou que “estamos vivendo tempos de pouco diálogo e crescente intolerância com o outro”, quando o exemplo pacificador de São Francisco é importante.

A Paróquia de Casa Forte programou para o Dia de São Francisco (4) um dia intenso de celebrações e atividades: bênção de animais, celebração eucarística, ações de educação ambiental, atendimento de serviços veterinários, distribuição de mudas de árvores e de arranjos florais, além de atividades lúdicas para crianças da Casa da Criança Marcelo Asfora (ver programação completa embaixo).

“É um dia muito importante, no qual celebramos a vida de um santo que doou sua vida pelos pobres e teve o olhar amoroso para toda a criação de Deus. São Francisco entendeu o valor da criação e enalteceu a natureza, a ponto de tratar os animais como seus irmãos”, afirmou o padre Deyvson Soares, que está à frente da programação da paróquia de Casa Forte. O padre pede que, se possível, as pessoas levem sua doação de ração que será usada para alimentar animais abandonados nas ruas do Recife.

Na Vila de Santa Luzia, no bairro da Torre, a Capela de São Francisco promove a XVII Festa de São Francisco de Assis, tríduo até esta terça (3) e missa festiva com bênção dos animais na quinta (4).

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, vai celebrar a missa da quarta-feira (3), às 19h. Na quinta (4), Dia de São Francisco, haverá bênção dos animais pela manhã e missa de encerramento da festa presidida pelo Monsenhor Romeu da Fonte e concelebrada pelo padre João Bosco e pelo frei André.
 
PROGRAMAÇÃO
 
CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

4 A 7 DE OUTUBRO
4/10 – 19h: Missa de abertura no Convento de São Francisco
5/10 – 19h: Missa no convento de São Francisco
6/10 – 15h: Bênção dos animais em frente ao Convento
               17h: Missa
               18h: Noite cultural (Grupo N. S. das Neves e Maracatu Várzea do Capibaribe)
7/10 – 8h: Missa festiva

PARÓQUIA DE CASA FORTE (PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS)
PROGRAMAÇÃO: DIA 4 DE OUTUBRO
LOCAL: Pátio da Igreja Matriz de Casa Forte – Praça de Casa Forte 
06h – Bênção inicial
06 às 12h e das 14h às 16h30 – Bênção dos animais 
08h – Distribuição de mudas de árvores e exposição de bonsai, do Espaço Germinar
08h às 12h – Exposição sobre a árvore símbolo do Brasil  – Fundação Pau-brasil
08h30 às 11h30  e das 14h às 16h30: Ponto de entrega voluntária de animais silvestres em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); vacinação de animais em parceria com a Prefeitura do Recife; prestação de serviços veterinários para cães e gatos, com  profissionais do Hospital Veterinário Harmonia.
09h30 às 10h30 – Atividade lúdica com as crianças e adolescentes da Casa da Criança Marcelo Asfora (CCMA): contação de histórias com o arte-educador Paulo André Viana; apresentação musical das crianças da CCMA
10h às 11h e das 15h às 16h -  Palestra sobre meio ambiente e oficina com material reciclável, com professores e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
17h30 – Missa festiva na Capela da Sagrada Família (após a celebração, haverá bênção dos animais até as 19h).

CAPELA DE SÃO FRANCISCO (PARÓQUIA DA TORRE)
PROGRAMAÇÃO: até 4/10
LOCAL: Rua Cantora Clara Nunes, s/n, Torre, Vila de Santa Luzia (fone: 3236.4660)
3/10 – 19h: Santa Missa
4/10 – 6h: Alvorada
               9h: Bênção dos animais
               19h: Santa Missa seguida de procissão



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.