Nesta quinta 483ª festa dos Santos Cosme e Damião mobiliza fiéis em Igarassu Haverá missa a cada duas horas, começando às 5h. Os festejos se encerram com procissão no final da tarde

Publicado em: 26/09/2018 10:33 Atualizado em: 26/09/2018 10:39

Procissão em homenagem aos santos Cosme e Damião percorre sítio histórico de Igarassu. Imagem: DP/Arquivo
Procissão em homenagem aos santos Cosme e Damião percorre sítio histórico de Igarassu. Imagem: DP/Arquivo
Adotando o tema "Santos Cosme e Damião: mensageiros da paz", a paróquia dos Santos Cosme e Damião, na cidade de Igarassu, celebra a festa dos seus padroeiros nesta quinta-feira (27). Durante todo o dia, missas serão celebradas a cada duas horas. Às 4h, a celebração começa com repicar dos sinos e às 5h, a tradicional missa. Às 17h, acontece a procissão com as imagens e relíquias dos santos, percorrendo as ruas da cidade. O encerramento da festa será às 19h, com a Solene missa campal, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, foram médicos de profissão, não recebendo nenhum dinheiro por seus serviços e convertendo muitos à fé católica. Foram decapitados no final do terceiro século, na perseguição de Diocleciano, por não negarem a sua fé em Cristo.

A igreja matriz dos Santos Cosme e Damião erguida em Igarassu data de 1535, e figura  entre as igreja mais antigas do Brasil em pé e em funcionamento. A tradicional festa dos Santos Cosme e Damião ocorre há 483 anos, reunindo muitos fiéis da cidade de Igarassu e cidades próximas, num grande momento de fé e devoção em honra aos santos mártires Cosme e Damião.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.