Trânsito é vida Alunos da rede municipal de Olinda promovem campanha sobre segurança no trânsito A ação aconteceu na praia de Casa Caiada com crianças de 2 a 5 anos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/09/2018 11:51 Atualizado em: 25/09/2018 12:16

A campanha Trânsito é Vida fio idealizada pela  professora e poetisa popular, Rivani Nasário.
Foto: Luciana Melo/Cortesia. (A campanha Trânsito é Vida fio idealizada pela  professora e poetisa popular, Rivani Nasário.
Foto: Luciana Melo/Cortesia.)
A campanha Trânsito é Vida fio idealizada pela professora e poetisa popular, Rivani Nasário. Foto: Luciana Melo/Cortesia.

Em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, alunos da rede municipal de Olinda estiveram na orla da praia de Casa Caiada, na manhã de hoje, para realizar uma campanha de conscientização. Utilizando a literatura de Cordel, 150 crianças de 2 a 5 anos recitaram versos sobre educação, cidadania e respeito para motoristas, motociclistas e pedestres. Esta é a segunda vez que a apresentação acontece e conta com a parceria da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda.

A professora e poetisa popular, idealizadora da campanha "Trânsito é Vida", Rivani Nasário conta que utiliza a poesia popular para passar menagens de conscientização sobre trânsito seguro. "Com esse projeto nós utilizamos a cultura popular como ferramenta para contribuir com aprendizagem. Então promovemos aulas de cidadania através do cordel. Passar o recado sobre cidadania no trânsito através das crianças tem um significado maior e desta forma conseguimos alcançar mais pessoas", comentou.

Carla Regina acompanhou a filha  Joana Taís durante a campanha.
Fotos: Pattricia Viviane/Assessoria de Imprensa do Município de Olinda. (Carla Regina acompanhou a filha  Joana Taís durante a campanha.
Fotos: Pattricia Viviane/Assessoria de Imprensa do Município de Olinda.)
Carla Regina acompanhou a filha Joana Taís durante a campanha. Fotos: Pattricia Viviane/Assessoria de Imprensa do Município de Olinda.
A estudante Joana Taís, de dois anos, participou pela primeira vez da ação e ajudou a entregar panfletos e recitar cordéis sobre educação no trânsito.

"Ano passado participei com minha outra filha e acho ótima que eles comecem a aprender sobre cidadania, ainda mais utilizando a literatura de cordel que valoriza nossa cultura e ajuda na forma deles se expressarem", comentou a mãe de Joana, Carla Regina.

Todos os alunos que participaram são estudantes da Escola Municipal Mizael Montenegro Filho, localizada no bairro de Casa Caiada. “Este trabalho em Olinda é uma boa oportunidade do estudante ter um contato com a experiência cultural que emana desta literatura e toda sua riqueza expressiva. Podemos assim conhecer, valorizar e respeitar a multiculturalidade própria do nosso país", afirmou o secretário municipal de educação esportes e juventude de Olinda, Paulo Roberto Souza Silva.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.