Empresas de ônibus MPPE faz audiência para investigar o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) A partir das 14h, promotor de transporte escuta Sindicato das Empresas de Ônibus (URBANA), Consórcio Grande Recife e empresa vencedora da licitação do Simop

Publicado em: 24/09/2018 11:57 Atualizado em:

Após a representação apresentada pela Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco sobre a situação de inoperância do SIMOP (Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação) que serviria para fiscalizar as empresas de ônibus e aumentar a qualidade do serviço, o Ministério Público faz audiência nesta segunda (21).

O Promotor de Transporte, Dr Humberto Graça, notificou a URBANA (Sindicato das Empresas de Ônibus); a ETRA, empresa vencedora da licitação do SIMOP; o Grande Recife Consórcio e a Secretaria das Cidades do Estado para comparecerem ao Ministério Público e prestarem esclarecimentos sobre a não implementação do SIMOP.

O contrato assinado pelo Estado com a empresa vencedora tem seu término no próximo ano e até agora o SIMOP ainda não foi lançado. Este sistema possibilitaria ao próprio governo fiscalizar as viagens que as empresas de ônibus oferecem e maior transparência nos subsídios dados as mesmas, além de oportunizar à população o conhecimento instantâneo dos itinerários e localização dos ônibus por meio de aplicativo para celulares.

O Estado já investiu cerca de R$ 20 milhões, mas as empresas de ônibus relutam, apesar de obrigadas, em utilizarem o sistema para evitarem a fiscalização. A representação da Frente de Luta pelo Transporte denuncia tal situação e o Ministério Público iniciou a investigação.

A audiência ocorre, na sede da Promotoria do Transporte, que fica na Av. Visconde de Suassuna, a partir das 14h, e deve ouvir os presidentes da URBANA, do Grande Recife, da ETRA e o Secretário das Cidades, além dos representantes da sociedade civil que fizeram a denúncia.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.