Nesta quinta Lançamento de foguete de garrafa pet no Compaz Escritor Ariano Suassuna Ação é uma das atividades que acontecem em comemoração a Semana Municipal da Astronomia

Publicado em: 20/09/2018 11:56 Atualizado em:

Para comemorar a Semana Municipal de Astronomia, o Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, recebe nesta quinta (20) várias atividades promovidas por alunos do projeto Desvendando o Céu Austral, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As ações serão coordenadas pelo professor Antônio Carlos Miranda, da mesma instituição de ensino.

Trinta jovens do projeto Novo Caminhar, da Escola Dom Bosco, que fica na comunidade de Roda de Fogo, Torrões, vão participar das dinâmicas no Compaz. Entre elas, a oficina de confecção e lançamento de foguetes com garrafas pet. Também estão na programação visitação a um planetário de 5 metros quadrados do Espaço Ciência, que será instalado na área de eventos do equipamento, e observação astronômica com telescópio. 

“Céu Austral significa céu do hemisfério sul. Boreal significa que pertence ao hemisfério norte. As práticas aqui no Compaz vão permitir que as pessoas conheçam  mais de perto a Astronomia”, explicou o professor Antônio Carlos Miranda

SEMANA MUNICIPAL DA ASTRONOMIA - Foi instituída pela Lei 18.469/2018, que inclui no calendário oficial do Recife a celebração anual da Astronomia, na semana em que incidir o dia 20 de setembro. A data foi escolhida para homenagear o dia do nascimento de George Marcgrave, cientista alemão que ficou no Brasil entre 1638 e 1643. A partir do trabalho do cientista, Maurício de Nassau construiu um Observatório Astronômico no Recife, o primeiro das Américas e de todo o Hemisfério Sul.

PROGRAMAÇÃO
Desvendando o Céu Austral
14h - 15h: Palestra no auditório
15h - 16h: Oficina de montagem e lançamento de foguetes com garrafas pet
16h - 17h: Observação do Sol e da Lua com telescópios
* Planetário estará funcionando em paralelo às atividades


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.