Prevenção Corregedoria da SDS promove palestras em atenção ao Setembro Amarelo

Publicado em: 20/09/2018 08:43 Atualizado em: 20/09/2018 08:45

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay
Em alusão ao Setembro Amarelo, a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social promove, nesta quinta-feira (20), uma série de palestras sobre a importância da conscientização e prevenção ao suicídio. O evento, que terá início às 15h, será realizado no auditório do órgão, no bairro da Boa Vista, e contará com a presença do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e da Corregedora Geral da SDS, Carla Patrícia Cunha.

O encontro faz parte da campanha mundial de prevenção ao suicídio, e busca reunir servidores da SDS e de suas unidades operativas, além de convidados. As palestras serão ministradas pela psicóloga Ilduara Valéria, especialista em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, que discutirá a “Prevenção ao Suicídio”; e pela médica psiquiatra e presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Kátia Petribu, abordando a temática “Suicídio: uma emergência médica”.

Segundo a corregedora Carla Patrícia Cunha, ainda que o cenário seja alarmante, o suicídio pode ser prevenido. “Precisamos criar o habito de ouvir e compreender o que o outro diz, com calma e atenção, sem julgamentos. Acredito que esta seja a melhor forma de ajudar a quem pensa em tirar a própria vida. O nosso debate vem para quebrar paradigmas em torno dessa temática”, ressaltou.

As atividades contam com o apoio da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, da Diretoria de Recursos Humanos da Polícia Civil e dos Centros de Assistência Social da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

NÚMEROS - No Brasil, a cada 40 segundos, alguém interrompe a própria vida. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente, 11 mil pessoas autoprovocam a morte no país. Uma média de 5,5 mortes por 100 mil habitantes, sendo a quarta maior causa de mortes de brasileiros entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os dados integram o Sistema de Informação sobre mortalidade, divulgados pela pasta em setembro de 2017. Em Pernambuco, de acordo com a Secretaria de Defesa Social do Estado, de janeiro a julho de 2018, 251 casos de suicídio foram contabilizados no Estado.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.