Nesta quinta Nova contagem de ciclistas é realizada no Janga, no Paulista Ação acontecerá das 5h às 20h e faz parte das atividades do Mês da Mobilidade, com objetivo de embasar o Plano de Mobilidade da cidade. Atividade ocorre em parceria da Ameciclo com o Bike Anjo

Publicado em: 19/09/2018 14:51 Atualizado em: 19/09/2018 14:59

Imagem: Arquivo/DP
Imagem: Arquivo/DP

A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) e o Bike Anjo realizam nesta quinta-feira (20), das 5h às 20h, mais uma contagem de ciclistas dentro do Mês da Mobilidade. Dessa vez, a edição será no Janga, na cidade do Paulista. Durante todo o dia, membros e voluntários dos grupos realizarão registros quantitativos, ou seja, a passagem de cada ciclista, direção de fluxo, assim como qualitativos, como por gênero, se está só ou acompanhado, etc. Essa é a 19ª edição de contagens na RMR, e a primeira vez em que ocorre no Paulista. O objetivo é utilizar as contagens como embasamento para a construção do Plano de Mobilidade de ambas cidades.

As contagens de ciclistas vêm sendo realizadas pela Ameciclo desde 2013, tendo passado por 17 pontos do Recife, pelos bairros de Afogados, Arruda, Boa Viagem, Boa Vista, Campo Grande, Casa Amarela, Cordeiro, Derby, Graças, Imbiribeira, Jaqueira, San Martin e Santo Amaro. A metodologia foi adaptada a partir da construída pela Associação Transporte Ativo (RJ), utilizada por associações de ciclistas em todo o país. Os objetivos gerais das contagens são construir um perfil dos usuários das vias, verificar a existência e variação da massa de ciclistas na cidade e subsidiar políticas públicas. Para as contagens do Paulista, a associação conta com a parceria da Bike Anjo.

Segundo Daniel Valença, um dos coordenadores da Ameciclo, uma das principais conquistas a partir das contagens foi a inserção delas no Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife, o que obriga as prefeituras a aplicarem esse método nos respectivos municípios, algo não previsto até então. "A segunda foi a inserção das contagens no caderno de diagnóstico do Plano de Mobilidade. Assim, as contagens passam a ser argumento fundamental para a implantação de estrutura cicloviária nas regiões e locais abarcados", explica o cicloativista.

Dia Mundial Sem Carro
Ainda dentro do Mês da Mobilidade no Recife, a Ameciclo e o Bike Anjo participarão neste sábado (22) do evento Cidade Que Flui, em alusão ao Dia Mundial Sem Carro. A partir das 10h, os grupos se reunirão na Rioteca da Comunidade de Santa Luzia, na Torre, para uma oficina de confecção de placas de sinalização em vinil. Por volta das 11h, uma parte descerá até a Ilha de Deus, de onde haverá uma saída com mais de 20 barcos em direção ao Cais de Santa Rita, às 14h30. 

Às 14h, outro grupo de ciclistas sairá também da Comunidade de Santa Luzia em direção ao Cais de Santa Rita, onde ocorrerá o encontro de barcos com ciclistas e pedestres, que depois seguirão juntos para o Marco Zero. Lá, a partir das 16h, será realizado o debate Cidade Que Flui, com representantes das organizações realizadoras do Dia Mundial Sem Carro no Recife, como o Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP), Poupança Comunitária da Ilha de Deus, Grupo Mulher Maravilha e Bike Anjo, com mediação da cientista social e ativista em mobilidade urbana Camila Mendes. A partir das 18h, haverá os shows das bandas e da cantora Isaar. O objetivo é discutir e mobilizar o uso de modais ativos, barcos e transporte público na cidade em alternativa ao veículo motorizado individual. 

Sobre a Ameciclo
A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife tem como principais eixos de ação o fomento ao uso de bicicletas e a democratização das vias públicas. Nesses termos, pretende atuar politicamente por meio de atividades educacionais, desportivas e culturais em um único mosaico cuja prioridade é a conscientização do caráter público do tecido urbano e a necessidade de humanizá-lo por meio da convivência pacífica entre as diferentes modalidades de transporte.

Sobre a Bike Anjo
O Bike Anjo é uma rede de ciclistas apaixonados/as pela bicicleta e que mobiliza pessoas para transformarem as cidades por meio desse modal. Acredita que a bicicleta é uma ferramenta de transformação social e quanto mais pessoas pedalam, melhor serão nossas cidades. Para isso, conta com uma plataforma que conecta voluntários/as com ciclistas iniciantes, além de realizar campanhas de mobilização e atividades educativas.

SERVIÇO
Contagens de Ciclistas - Ameciclo + Bike Anjo
20/09: Paulista (Bairro do Janga), das 5h às 20h

Dia Mundial Sem Carro
22/09
10h - Concentração de Ciclistas na Rioteca da Comunidade de Santa Luzia (Rua Ciclovia República da Argélia) com oficina de confecção de placas de trânsito de vinil
11h - Saída em direção à Ilha de Deus, na sede da Associação Comunitária Caranguejo Uçá (Rua São Geraldo, 96)
14h - Saída em direção ao Cais de Santa Rita 

Próximas ações do Mês da Mobilidade:
24/09: Meu Chinelo Não É Freio
26/09: Desafio Intermodal
27/09: Lançamento do Índice de Desenvolvimento Cicloviário - Ideciclo
28/09: Bicicletada


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.