Urbanismo Audiência pública marcará início do processo de revisão do Plano Diretor de São Lourenço da Mata Durante a revisão, técnicos da Prefeitura de São Lourenço da Mata vão levar informação aos moradores, além de detalhar o andamento do processo e colher sugestões e opiniões dos munícipes para o futuro da cidade

Publicado em: 19/09/2018 10:02 Atualizado em: 19/09/2018 10:08

Discussão sobre o plano diretor da cidade começa nesta quinta (20). Imagem: Arquivo/DP
Discussão sobre o plano diretor da cidade começa nesta quinta (20). Imagem: Arquivo/DP

A Prefeitura de São Lourenço da Mata iniciará o processo de revisão do Plano Diretor do município. O ponto de partida é a primeira audiência pública na Câmara dos Vereadores, nesta quinta-feira (20), a partir das 10h. O Estatuto das Cidades determina, em seu artigo 40, que a lei que institui o documento deve ser revisto pelo menos a cada dez anos, com o objetivo de guiar o desenvolvimento futuro da cidade. O evento contará com autoridades locais e com a palestra "O Estatuto da Cidade e importância do Plano Diretor Participativo", que será ministrada pelo especialista no assunto e ex-secretário de Planejamento Urbano de Marília (SP), Laerte Rojo Rosseto.

O secretário municipal de Planejamento, Roberto Santos, destaca a importância do processo. "Entendemos ser necessário que esta revisão priorize as políticas territoriais do município, revisando e atualizando o seu atual modelo de desenvolvimento urbano frente às demandas que visam à construção de cidades mais inteligentes e ambientalmente sustentáveis", destaca Santos. O secretário também lembra que será um trabalho de longo prazo, que se estenderá nos próximos meses. "Temos um grande desafio pela frente, principalmente porque decidimos fazer as alterações com o corpo técnico local, com isso, valorizamos a prata da casa. Não temos dúvida que vamos conseguir fazer uma grande discussão com toda a sociedade para que possamos definir os pilares para uma cidade melhor para as gerações futuras", completa o secretário.

Durante a revisão, técnicos da Prefeitura de São Lourenço da Mata vão levar informação aos moradores, além de detalhar o andamento do processo e colher sugestões e opiniões dos munícipes para o futuro da cidade. "Toda a sociedade será ouvida, por meio de reuniões temáticas, territoriais (por bairros) e ainda em encontros com grupos específicos, sempre com o objetivo de garantir a maior representatividade possível para este trabalho", informa Ercia Gurgel, coordenadora do processo de revisão do Plano Diretor.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.